Ifriqiya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Setembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Ifriqiya (em árabe: إفريقية) é, na história do islamismo medieval, um território do norte do Norte de África que corresponde à atual Tunísia (excluindo as partes mais desérticas), noroeste da Líbia e nordeste da Argélia.

Ifriqiya é uma arabização do nome latino Africa que no Império Romano designava essa mesma zona, e tem uma etimologia discutida. Na língua árabe atual, a palavra significa todo o continente africano.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.