Igreja de São Salvador em Lauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de São Salvador em Lauro
San Salvatore in Lauro
Igreja de São Salvador em Lauro
Vista da igreja
Tipo
Estilo dominante Barroco
Arquiteto Ottaviano Mascherino
Início da construção século XI
Fim da construção século XVI
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Website sansalvatoreinlauro.org
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 54' 02" N 12° 28' 08" E

San Salvatore in Lauro ou Igreja de São Salvador em Lauro é uma igreja titular de Roma, Itália, localizada na Piazza di San Salvatore no rione Ponte, na Via Vecchiarelli, logo ao sul da Lungotevere Tor di Nona e ao norte da via dei Coronari. É a igreja nacional dos marchigiani, como são conhecidos os habitantes da região italiana de Marcas (antes da unificação italiana, cada região era uma "nação" distinta em Roma).

O cardeal-diácono protetor da diaconia de São Salvador em Lauro é Angelo Comastri.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira igreja no local data do século XI. A moderna igreja é uma reconstrução do século XVI projetada pelo bolonhês Ottaviano Mascherino.

A peça-de-altar do altar-mor foi pintada por Ludovico Rusconi Sassi. Nas capelas estão obas de Antoniazzo Romano, Camillo Rusconi, François Duquesnoy, Alessandro Turchi e uma "Natividade" de Pietro da Cortona. O refeitório está decorado por uma série de afrescos maneiristas (1550) de Francesco Salviati (1550) e abriga o túmulo do papa Eugênio IV (século XV), de Isaia da Pisa, transferida para cá depois da demolição da Antiga Basílica de São Pedro. A "Visão de São Jerônimo", de Parmigianino, foi encomendado para uma capela nesta igreja, mas acabou depois sendo levada pelos doadores e está hoje na Galeria Nacional de Londres.

A igreja titular foi criada em 1587 como um título cardinalício (protegida por um cardeal-presbítero), mas foi suprimido em 1670. No consistório público de 24 de novembro de 2007, o papa Bento XVI restaurou a igreja como uma diaconia (protegida por um cardeal-diácono).

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja de São Salvador em Lauro