Ilha de Bissau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ilha de Bissau acima do Canal-Estuário do Geba.

A Ilha de Bissau é uma ilha estuarina da Guiné-Bissau, a mais densamente povoada das muitas ilhas do país, dado que abriga a maior parte da população da Região Metropolitana de Bissau (exceto Nhacra), além do sector de Quinhamel, portando sendo a totalidade da região de Biombo e do Sector Autónomo de Bissau.[1] Geograficamente é parte do arquipélago de Bissau[2] (ou de Mansoa).

Seus limites aquáticos formadores são o canal do Impernal (leste), rio Mansoa (norte e oeste) e estuário do Geba (sul). A ilha também é o nascedouro de muitos cursos d'água importantes como os rios Bijemita, Cana, Ondoto,[3] Pefiné, Petu e o Safim, além de inúmeros outros pequenos rios.[4]

Referências

  1. NGA Sailing Directions-Enroute: 2008 West Coast of Europe and Northwest Africa (11th Edition). Front Cover. National Geospatial-Intelligence Agency. pp. 235.
  2. Casal de madeirenses está a tentar sair da Guiné-Bissau há cinco dias. JM Madeira. 18 de março de 2020.
  3. Affreixo, Jayme. Reconhecimento do canal do Impernal e rio Mansôa, desde a foz do Impernal até Porto Mansôa: Provincia da Guiné - Costa Occidental dªAfrica. Commissão de Cartographia de Portugal, 1896.
  4. Map of Bissau and Bissagos Archipelago, Guinea-Bissau, West Africa. Army Map Service, Corps of Engineers, U.S. Army. 1953