Inalador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Inalador dosimetrado destinado ao tratamento de sintomas de asma.

Um inalador é um dispositivo médico usado para administrar medicamentos através dos pulmões. É usado principalmente no tratamento de asma e da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). De modo a reduzir a deposição do fármaco na boca e garganta e para reduzir a necessidade de sincronização precisa da ativação do dispositivo com o início da inalação, os inaladores são muitas vezes usados em conjunto com um espaçador de asma.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Inaladores dosimetrados[editar | editar código-fonte]

Os inaladores dosimetrados, também designados MDI (do inglês "metered dose inhaler") são o tipo mais comum de inalador. O medicamento é armazenado numa solução num recipiente pressurizado misturado com um propelente, embora possa também ser armazenado em suspensão.[1] Este recipiente metálico é montado num plástico que permite a ativação manual. Durante a ativação, o inalador dosimetrado liberta uma dose precisa de medicamento em aerossol.

Inaladores de pó seco[editar | editar código-fonte]

Os inaladores de pó seco, também designados DPI (do inglês "dry poweder inhaler") libertam uma dose de medicação em pó que é inalada através de um dispositivo.

Nebulizadores[editar | editar código-fonte]

Os nebulizadores administram o medicamento na forma de aerossol criado a partir de uma formulação aquosa.

Referências

  1. Hickey, A.J., ed. (2004). Pharmaceutical Inhalation Aerosol Technology 2nd ed. NY: Marcel Dekker