Iniciador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em genética, iniciadores (primers em inglês) são segmentos de ácidos nucléicos, com 1 a 60 nucleotídeos, sequência complementar do DNA.

Os primers são necessários para o início da replicação do DNA. Isto porque a DNA polimerase necessita de uma extremidade 3’OH livre para iniciar a síntese de DNA. Durante a replicação do DNA em células os primers são produzidos pela ação da RNA-polimerase especial (primase) - usualmente sintetiza RNA de transcrição 5'-3'. Portanto, na natureza iniciadores são de RNA.

PCR[editar | editar código-fonte]

A reação em cadeia da polimerase também utiliza iniciadores, porém, neste caso eles são feitos de DNA, porque este é um ácido nucleico menos lábil que o RNA. Os iniciadores são sintetizados quimicamente de modo a possuir uma sequência nucleotídica específica, previamente determinada de acordo com o trecho de DNA que se deseje amplificar. Geralmente têm comprimento entre 15 e 30 nucleotídeos 1 . 0

Referências

  1. E-escola - Instituto Superior Técnico. PCR - Amplificação de DNA in vitro. Fundamentos da Técnica de PCR. [1] Acessado em 12 de janeiro de 2010.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • LEHNINGER, A. L.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica. Tradução de W.R. Loodi, e A.A. Simões. São Paulo: Sarvier, 1995. 839 p. Tradução de: Principles of biochemistry.
Ícone de esboço Este artigo sobre Genética é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.