Inserção (cinema)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Inserção ou plano de inserção (do inglês insert, ou insert shot) é o termo que, em técnica de filmagem, é usado para designar a sobreposição ou interposição de imagens, onde uma parte da cena filmada é inserida em um diferente ângulo ou foco daquela da tomada principal.

A inserção ocorre durante a ação principal, e serve para destacar um aspecto desta sob um enquadramento diverso. Difere do corte, pois neste a cena principal é interrompida, ao passo que a inserção é parte da cena principal.

Outros termos específicos são utilizados para determinados tipos de inserção: close-up, head shot, knee shot, two shot (o termo shot - tiro, em inglês, refere-se ao plano cinematográfico, àquilo que a objetiva tem por foco principal). Deste modo, a inserção refere-se muitas vezes ao foco em objetos e partes do corpo, com exceção da cabeça. Num exemplo, a filmagem de um duelo num filme de faroeste: o close-up do pistoleiro exibe seu olhar, a inserção mostrará sua mão trêmula acima do coldre; um two shot exibirá seus amigos que assistem ansiosos, e uma inserção mostrará os ponteiros do relógio se movendo.

Inserções e cortes são uma das tarefas do diretor ou diretor de fotografia, e devem ser tomados cuidados com o continuísmo, mantendo os objetos em sua posição relativa, tal como se acham na tomada principal, e devem ter a mesma iluminação desta.

Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.