Internacional Okinawa Goju-Ryu Karate-do Federation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
KenKon

A Internacional Okinawa Goju-Ryu Karate-do Federation (IOGKF) é um organizaçao desportiva internacional que inclui todos os praticantes oficiais do estilo de caratê Goju-ryu tradicional registados.

Organiza exibições internacionais. Forma parte da Nihon Kobudo Kyokai (associação de artes marciais tradicionais japonesas) e é considerada uma das poucas organizações de Karate que o governo japonês reconhece como uma verdadeira organização de artes marciais japonesa.

A arte marcial que praticam é o Goju-ryu tradicional,sem nenhuma variação mantendo os katas, bunkai, kumite, posturas, etc.

A ramificação da IOGKF em Portugal recebe o nome de APOGK e é dirigida pelo Sensei Jorge Monteiro (7º Dan).

A IOGFK foi fundada em 1979 em Inglaterra pelo Sensei Morio Hiagonna 10ºDan. Ele foi até há pouco o presidente da IOGFK e Instrutor Chefe Internacional, mas escolheu ser susbtituido pelo Sensei Tetsuji Nakamura.

APOGK[editar | editar código-fonte]

A A.P.O.G.K. foi fundada em 1982 e é uma associação filiada na IOGKF. Tem como objectivo:

  • Divulgar e promover a prática de Okinawa Goju-Ryu Karate-Do como actividade formativa e modalidade desportiva, bem como proteger o seu bom-nome, através da instauração dos procedimentos legais aplicáveis contra quem a ofender.
  • Realizar e participar em estágios, torneios e campeonatos nacionais e regionais.
  • Realizar e homologar exames de graduação.
  • Desenvolver relações de cooperação e outras, com associações afins, nacionais ou estrangeiras, designadamente, através da adesão a federações ou uniões.
  • Zelar pelos interesses dos seus associados.
  • Divulgar a prática de outras modalidades desportivas. 1

Altos representantes da IOGKF[editar | editar código-fonte]

  • Goju-Ryu Nidaime Soke (Instrutor Fee) An’ichi Miyagi 10.dan († 28 de abril 2009).
  • Goju-Ryu Sandaime Soke
  • Meiyo Komon (Conselheiro Honorário) Shuichi Aragaki (10.dan)
  • Komon (Conselheiros) Hidenobu Goya, Seizen Uehara, Kosei Wakugawa, Daikaku Chodoin y Alanna Higaonna
  • Gijutsu Komon (conselheiros técnicos) Bakkies Laubscher (8.dan) y Kazuo Terauchi (8.dan)
  • Fuku Shuseki Shihan (vice-chefe instrutor) Tetsuji Nakamura (6.dan)
  • Shikko Iinkai (comissão executiva) Ernie Molyneux (7.dan) y Henrik Larsen (7.dan)
  • Shibucho Kaigi (Reunião do instructores nacionals) Instructores Jefes Nacionales. 2

KenKon[editar | editar código-fonte]

O símbolo que se encontra no centro é o brasão da família de Chojun Myiagi, fundador do estilo Goju-ryu. Esta parte do emblema, de forma quadrada e rígida, contrasta com o contorno redondo e flexível, personificando assim a tradução da palavra "Goju", em que "Go" significa duro e "Ju" flexível. No pensamento oriental o céu é considerado como sendo macio e circular, sendo a terra considerada dura e angular. Assim sendo, este emblema, ao combinar as configurações circular e angular, personifica a vastidão do Universo. O Goju-ryu manifesta ambos os extremos KenKon (céu e terra). 3

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. [1] A A.P.O.G.K. foi fundada em 1982 e é uma associação filiada na I.O.G.K.F. (International Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Federation). Tem como objectivo: 1. Divulgar e promover a prática de Okinawa Goju-Ryu Karate-Do como actividade formativa e modalidade desportiva, bem como proteger o seu bom-nome, através da instauração dos procedimentos legais aplicáveis contra quem a ofender. 2. Realizar e participar em estágios, torneios e campeonatos nacionais e regionais. 3. Realizar e homologar exames de graduação. 4. Desenvolver relações de cooperação e outras, com associações afins, nacionais ou estrangeiras, designadamente, através da adesão a federações ou uniões. 5. Zelar pelos interesses dos seus associados. 6. Divulgar a prática de outras modalidades desportivas.
  2. [2]ORGANIGRAMME I.O.G.K.F. Goju-Ryu Nidaime Soke (2e génération de successeur) An'ichi Miyagi (10e dan) Goju-Ryu Sandaime Soke (3e génération de successeur) Shuseki Shihan (Instructeur en chef) Kaicho (Président de l'IOGKF) Morio Higaonna (10e dan) Meiyo Komon (Conseiller honoraire) Shuichi Aragaki (10e dan) Komon (Conseillers) Hidenobu Goya, Seizen Uehara, Kosei Wakugawa, Daikaku Chodoin Alanna Higaonna Gijutsu Komon (Conseillers techniques) Bakkies Laubscher (8e dan) Kazuo Terauchi (8e dan) Fuku Shuseki Shihan (Vice Instructeur en chef) Tetsuji Nakamura (6e dan) Shikko Iinkai (Comité exécutif) Ernie Molyneux (7e dan) Henrik Larsen (7e dan) Shibucho Kaigi (réunion des Instructeurs en chef) Instructeurs en chef nationaux
  3. [3] O símbolo que se encontra no centro é o brasão da família de Chojun Myiagi, fundador do estilo Goju-Ryu. Esta parte do emblema, de forma quadrada e rígida, contrasta com o contorno redondo e flexível, personificando assim a tradução da palavra "Goju", em que "Go" significa duro e "Ju" flexível. No pensamento oriental o céu é considerado como sendo macio e circular, sendo a terra considerada dura e angular. Assim sendo, este emblema, ao combinar as configurações circular e angular, personifica a vastidão do Universo. O Goju-Ryu manifesta ambos os extremos KenKon (céu e terra)