Ipiranga (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ipiranga (Belo Horizonte)
—  Bairro do Brasil  —
Fonte: Não disponível

Ipiranga é um bairro da região nordeste do município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, no Brasil. O bairro Ipiranga tem diversas linhas de ônibus para acesso ao Centro da cidade. É um bairro de classe média.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Ipiranga" é uma palavra de origem tupi que significa "rio vermelho", através da junção dos termos 'y (rio) e pyrang (vermelho)[1] .

Principais vias[editar | editar código-fonte]

Descrição[editar | editar código-fonte]

É um dos bairros que mais crescem em Belo Horizonte. É um bairro calmo e muito valorizado, graças à proximidade com avenidas movimentadas e um comércio bastante diversificado. Desde 2005, o bairro vem criando diversos condomínios residenciais de alto padrão graças ao crescimento da região. Também vêm surgindo diversos empreendimentos hoteleiros de alto luxo no perímetro da avenida Cristiano Machado. Outras construções de comércio também estão em progresso na região. O bairro ainda conta com o hotel 5 estrelas Ouro Minas Palace Hotel e o Shopping Minas Casa.

Bairros vizinhos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. p. 42.
  2. Bairros de Belo Horizonte

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.