Irminsul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Representação do Irminsul.

Irminsul (grande pilar em saxão antigo) é um pilar que conectava, segundo a lenda, o céu e a terra, representado por um carvalho ou pilares de madeira que eram venerados pelos saxões.

Irmin[editar | editar código-fonte]

Irmin, um deus germânico, pode fazer referência a Irminsul e ao nome da tribo Herminones, Irmin parece ter sido o deus principal ou semi-deus dos saxões. O antigo nome de Irmin era Jörmunr e curiosamente aparecia às vezes representado como Yggr, que foi um dos nomes de Odin "Yggr a cavalo". Yggdrasil foi onde Odin se sacrificou e que une o céu e a terra. Parece portanto que Irmisul e Yggdrasil correspondem a diferenças na nomenclatura entre os próprios saxões.

A árvore sagrada de Uppsala mencionada pelo cronista do século XI, o arcebispo Adão de Bremen, poderia ter uma relação directa com o pilar de Irmin.

O autêntico Irminsul dos saxões pode ter sido um pilar de madeira com uma imagem de culto na parte superior. Jakob Grimm relaciona o nome de Ilmin Old Norse iörmungrund "Terra" e iörmungandr (anguis maximus, isto é, a serpente Midgard).

Ver também[editar | editar código-fonte]