J002E3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
J002E3 Imagens da descoberta do J002E3 tiradas por Bill Yeung em 3 de setembro de 2002. J002E3 está no círculo.
Simulação de computador mostrando o J002E3 sendo capturado em uma órbita ao redor da Terra por seis órbitas e, em seguida, ser expulso de volta em uma órbita heliocêntrica.


J002E3 é a designação dada a um suposto asteróide descoberto pelo astrônomo amador Bill Yeung dia 3 de setembro de 2002. Uma análise mais aprofundada revelou que o objeto não era um asteróide, mas em vez disso é o S-IVB,terceira fase do foguete Saturno V que lançou a Apollo 12 (série S-IVB-507).[1]


Quando foi descoberto pela primeira vez rapidamente descobriram que o objeto estava em uma órbita em torno da Terra [2] . Os astrônomos ficaram surpresos com isso já que a Lua é o único grande objeto em uma órbita ao redor da Terra e qualquer outra coisa teria sido ejetada a um tempo atrás, devido a perturbações com a Terra, a Lua e o Sol.


Por isso, deve ter entrado em órbita da Terra, muito recentemente, ainda não havia nenhuma nave espacial recém-lançada que combinava com a órbita do J002E3. Uma explicação poderia ser de que era um grande pedaço de 30 metros de rocha, mas na Universidade do Arizona, os astrônomos descobriram que o espectro eletromagnético do objeto era consistente com o branco da pintura de dióxido de titânio, a mesma tinta utilizada pela NASA para os foguetes Saturno V. Voltando o traçando de sua órbita descobriram que o objeto está o Sol há 31 anos e esteve última vez, em 1971, nas proximidades da Terra. Isso parece sugerir que era uma parte da missão Apollo 14, mas a NASA sabia o paradeiro de todo o hardware utilizado para esta missão, a terceira fase, por exemplo, foi deliberadamente colidida com a Lua para estudos sísmicos.


A única explicação era que o S-IVB era a terceira fase da Apollo 12 .A NASA tinha planejado originalmente dirigir o S-IVB em uma órbita solar, mas uma longa queima extra de motores no espaço vazio significa que ventilar o restante do propulsor no tanque do S-IVB não deu energia suficiente para o estágio do foguete para escapar do sistema Terra-Lua, e em vez disso o estágio acabou em uma órbita semi-estável em torno da Terra, depois de passar pela Lua dia 18 de Novembro de 1969. O terceiro estagio S-IVB da Apollo 12 S-IVB eventualmente desapareceu.

Pensa-se que J002E3 órbitou a parte esquerda da órbita da Terra em junho de 2003, e que pode voltar a orbitar a Terra em cerca de 2032.

Risco de Reimpacto[editar | editar código-fonte]

A unidade S-IVB da Apollo 13[3] tinha um peso seco de cerca de 23.000 libras (10,000 kg) e é instável na órbita da terra, o que pode resultar numa eventual colisão com terra. Um objeto com um peso de 10.000 kg colide com a Terra aproximadamente a cada 1,3-4,6 anos[4]



Ver Também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

Referencias[editar | editar código-fonte]

Links Externos[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «J002E3».