Botafogo 5–2 Flamengo (1944)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jogo do Senta)
Jogo do Senta
Evento Campeonato Carioca de Futebol de 1944
Data 10 de Setembro de 1944
Local Estádio de General Severiano, Rio de Janeiro
Árbitro Aristides "Mossoró" Figueira

Jogo do Senta é como ficou conhecida uma partida de futebol, válida pelo Campeonato Carioca e realizada em 10 de Setembro de 1944 (um domingo), entre Botafogo e Flamengo.

Como se vê em "espn.com.br", "ge.globo.com.br", "piaui.folha.uol.com.br" e no livro "O Jogo do Senta" (tudo com fotos), o certame ganhou essa alcunha após os jogadores do Flamengo terem protestado contra a validação do quinto gol do Botafogo.

Os jogadores do Flamengo, seguindo ordens do banco e de dois dirigentes, sentaram-se em campo, aos 31 minutos do segundo tempo (momento do quinto gol) e assim ficaram até aos 45 minutos, quando se dirigiram ao vestiário.

O Flamengo recorreu à Justiça, onde a vitória do Botafogo foi obviamente confirmada pelo exato placar de 3 x 2. Por isso a partida passou à História como o "jogo do senta", a origem do "chororô".

Apesar disso, o Flamengo se sagrou o campeão daquele ano.[1]

O Jogo[editar | editar código-fonte]

O primeiro tempo foi duro e terminou com vantagem de 2 a 1 para o Botafogo, gols de Heleno e Valsecchi. Na etapa final, animado por sua torcida, o Botafogo chegou a colocar 4 a 1 (Valter e Heleno), o Flamengo diminuiu para 4 a 2 (Jarbas) mas, aos 31 minutos, Geninho chutou, a bola bateu no travessão, quicou no gramado (segundo o Flamengo) ou dentro do gol (segundo o Botafogo e o árbitro) e retornou para o campo. O ponta botafoguense Lula entrou cabeceando. Ao mesmo tempo, o zagueiro rubro-negro Jayme entrou chutando bola, cabeça do Lula e o que mais estava no lance, para longe da meta. O árbitro assinalou gol.

Segundo o trecho do que está na matéria do jornal O Globo, de 11 de setembro de 1944, página 2, da edição matutina: “Geninho, ao receber o passe de Heleno, emendou a pelota, que foi em direção às redes. Devido à rapidez do lance, não se sabe ao certo o que ocorreu”.[2]

Para o jornal Esporte Ilustrado, a bola chutada por Geninho batera na parte inferior do travessão e quicara dentro do gol para depois sair. Porém, para os jogadores e dirigentes do Flamengo, não havia dúvidas: a bola quicara fora do gol.

No dia seguinte, os jornais, no comentário sobre o juiz, garantiram que ele estava longe do lance e que não tinha condições físicas para correr os dois tempos. O fato é que a dúvida ficará para sempre, afinal, na época, nem mesmo as mais velozes máquinas fotográficas captaram o lance.

Revoltado, o vice-presidente do Flamengo, ordenou a retirada de campo, mas acabou aceitando a recusa em reiniciar o jogo. Na foto publicada nO Globo, vêem-se alguns jogadores sentados, outros de pé, aguardando o juiz apitar o final do certame. Quando o tempo se escoou, levantaram-se e retiraram-se cabisbaixos para os vestiários. Na súmula, o árbitro Mossoró anotou o gol de Geninho, exatamente aos 31 minutos, e o resultado da partida foi homologado pela Federação como 5 a 2 para o Botafogo.

Em setembro de 2013, o jornalista Marco Santos escreveu no blog Fim de jogo, na coluna "E aí é uma outra história", um relato sobre este famoso jogo.[5]

Em setembro de 2014 foi lançado em General Severiano pela Editora Livros de Futebol o livro "Jogo do Senta, a verdadeira origem do chororô", do jornalista e professor universitário Paulo Cezar Guimarães.

Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]

10 de Setembro de 1944 Predefinição:Futebol Clube Atlético Metropolitano 2 – 1 Predefinição:Futebol Atlético paranaense Estádio de General Severiano, Rio de Janeiro Brasil
15h15min[2]
Henrique Gol marcado aos 20 minutos de jogo 20' Gol marcado aos 70 minutos de jogo 70'
Igor Trindade
Relatório Gol marcado aos 30 minutos de jogo 30 ' Lucas Paixão Árbitro: Aristides "Mossoró" Figueira

Botafogo
GK 1 Brasil Ari
Z ' Brasil Laranjeira
Z ' Brasil Ladislau
M ' Brasil Ivan
M ' Brasil Papeti
M ' Brasil Negrinhão
A ' Brasil Lula
A ' Brasil Geninho
A 10 Brasil Heleno de Freitas
A ' Argentina Valsecchi
A ' Brasil Valter
Treinador:
Brasil Bengala
G 1 Brasil Jurandir
Z ' Brasil Newton
Z ' Brasil Quirino
M ' Brasil Biguá
M ' Brasil Bria
M ' Brasil Jaime de Almeida
A ' Brasil Nilo
A 10 Brasil Zizinho
A ' Brasil Pirillo
A ' Brasil Sanz
A ' Brasil Jarbas
Treinador:
Brasil Flávio Costa

Pós-Jogo[editar | editar código-fonte]

  • Esse jogo quebrou uma sequência de 6 jogos sem vitória do Botafogo neste confronto no Campeonato Carioca.[3]

Referências

  1. Site Casaca! Texto "A Fuga", de 19/05/2012. Acesso em 08/05/2015.
  2. a b fimdejogo.com.br/ “Aí É Outra História”: O Flamengo Sentou Em Campo Contra o Botafogo?
  3. futpedia.globo.com/ Botafogo 5x2 Flamengo 1944