José Lopes de Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Lopes de Carvalho
Alferes José Lopes de Carvalho

José Lopes de Carvalho
Nascimento 1721
Portugal
Morte 1781 (60 anos)
Montes Claros
Nacionalidade portuguesa
Ocupação Alferes

José Lopes de Carvalho (1721 — Portugal, 1781Montes Claros), fazendeiro e Alferes das Ordenanças, considerado o fundador do Arraial de Formigas, povoação que daria origem a atual cidade de Montes Claros. [1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sobre a vida do Alferes José Lopes de Carvalho pouco é conhecido. Após o falecimento de sua primeira esposa Inácia Pereira Leal, mudou-se para a região de Itacambira, em Minas Gerais. Seu sobrinho João Lopes da SIlva casou com Dona Maria Francisca Caetana de Campos, filha do Capitão-mor José Gonçalves de Siqueira e Ana de Campos Monteiro.

Em 1768, José Lopes de Carvalho comprou as terras da Fazenda Montes Claros com os herdeiros do Capitão Antônio Gonçalves Figueira. Construiu sua casa, situada onde hoje é a Rua Dona Eva, nº 34, Centro de Montes Claros. No ano seguinte, fez doação de parte das terras para a Igreja Católica, onde começou a construir a capela, onde atualmente situa a Igreja Matriz de Montes Claros.

O Alferes faleceu em 1781, não tendo filhos. Seu corpo foi enterrado dentro da capela, conforme direito que havia adquirido. Segundo os historiadores Hermes de Paula e Urbino Vianna, seu corpo permanece enterrado dentro da atual Igreja Matriz de Montes Claros, em local próximo ao altar.

A construção da capela foi importante para que surgisse uma povoação, que se deu o nome de Arraial de Formigas. Quando Saint-hilaire passou pela região, em 1817, o povoado tinha cerca de 800 pessoas, em quase 200 casas. Em 1832 o povoado passou a ser a Vila de Montes Claros, que depois se tornou a atual cidade de Montes Claros.

Casa do Alferes José Lopes de Carvalho


Homenagens póstumas[editar | editar código-fonte]

No bairro Alto São João em Montes Claros, foi nomeada a Rua José Lopes de Carvalho, em homenagem ao conhecido Alferes. Atualmente, a Câmara Municipal de Montes Claros entrega a Placa Alferes José Lopes, em homenagem a personalidades de destaque no cotidiano da cidade.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. DE PAULA, Hermes. Montes Claros - sua história sua gente, seus costumes, Belo Horizonte, 1979

Ligações externas[editar | editar código-fonte]