Josef Issels

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Josef Issels
Nascimento 21 de novembro de 1907
Mönchengladbach
Morte 11 de fevereiro de 1998 (90 anos)
São Francisco
Cidadania Alemanha
Alma mater
Ocupação médico, oncologista
Obras destacadas Issels treatment
Causa da morte pneumonia

Josef Maria Leonhard Issels (Mönchengladbach, 21 de novembro de 1907Califórnia, 11 de fevereiro de 1998) foi um médico alemão.

Issels desenvolveu uma terapia alternativa contra o câncer que foi alvo de grande polêmica entre a comunidade médica. Ele afirmava curar pacientes de câncer que haviam sido dados como incuráveis através dos tratamentos convencionais.

Issels acreditava que o câncer era causado pelo enfraquecimento do sistema imunológico e consequentemente teria de ser curado ao reforçar o sistema novamente. Entretanto, ele não desclassificava a importância dos tratamentos convencionais contra o câncer, como a cirurgia e a quimioterapia, pois, de fato, usava-as ao tratar de seus pacientes.

Issels fundou sua Ringberg Clinc na Baviera em 1951. Ao começar a ganhar notoriedade, pacientes declarados incuráveis de todo o mundo começaram a procurá-lo para tratamento.

Suas práticas não eram apreciadas por outros médicos, especialmente o Conselho de Medicina da Baviera, que processou Issels, acusando-o de fraude e homicídio culposo. Depois de uma batalha jurídica de quatro anos, Issels foi absolvido e sua clínica reaberta.

Pacientes famosos[editar | editar código-fonte]

Seus dois pacientes mais famosos foram a atleta olímpica Lillian Board e, especialmente, Bob Marley. O fato de Issels ter sido incapaz de salvar ambos não ajudou em nada sua reputação, muito pelo contrário.

Issels morreu de pneumonia aos 90 anos de idade em 1998, mas sua esposa continua a promover seu trabalho através da Issels Foundation.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Josef Issels (2005). Cancer: A Second Opinion: A Look at Understanding, Controlling, and Curing Cancer. [S.l.]: Square One Publishers. ISBN 075700279X 
  • Josef Issels (1981). Mein Kampf gegen den Krebs: Erinnerungen eines Arztes. [S.l.]: C. Bertelsmann. ISBN 3570047369 
  • Thomas, Gordon. Cancer Doctor: The Biography of Josef Issels, M.D. ISBN 1-893302-18-0