Jotaro Kujo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jotaro Kujo
空条 承太郎
Criado por Hirohiko Araki
Vozes Daisuke Ono
Matthew Mercer
Wilken Mazzei
Interpretado (a) por Yūsuke Iseya
Perfil
Apelido JoJo
Idade 17 (Parte 3)
28 (Parte 4)
30 (Parte 5)
40 (Parte 6)
Sexo Masculino
Espécie Humano
Vida no animangá
Ocupação Estudante (Parte 3)
Biólogo marinho (Parte 4-6)
Título Dr. Kujo
Família George Joestar II ( Bisavô)
Elizabeth Joestar (Bisavó)
Jonathan Joestar (Tetravô)
Erina Pendleton Joestar (Tetravó)
Joseph Joestar (Avô)
Suzie Q. Joestar (Avó)
Shizuka Joestar (Tia)
Josuke Higashikata (Tio)
Sadao Kujo (Pai)
Holly Joestar Kujo (Mãe)
Jolyne Cujoh (Filha)
Sem-Nome Kujo (Ex-Esposa)
Kyo Nijimura (Versão de uma realidade alternativa)
Afiliações Holly Kujo
Noriaki Kakyoin
Jean Pierre Polnareff
Mohammed Avdol
Joseph Joestar
Josuke Higashikata
Tomoko Higashikata
Okuyasu Nijimura
Koichi Hirose
Yukako Yamagishi
Rohan Kishibe
Jolyne Kujo
Hermes Costello
Narciso Anasui
Foo Fighters
Emporio
Weather Report.
Membro de Stardust Crusaders
Personagem de JoJo's Bizarre Adventure (ジョジョの奇妙な冒険, JoJo no Kimyō na Bōken, lit. "As Bizarras Aventuras de JoJo")
Portal Animangá

Jotaro Kujo (空条 承太郎, Kūjō Shotarō) é um personagem da série de anime e mangá JoJo's Bizarre Adventure criado por Hirohiko Araki. É um personagem recorrente da série, sendo o protagonista na terceira parte (Stardust Crusaders), e aparecendo na quarta (Diamond is Unbreakable) quinta (Golden Wind) e sexta (Stone Ocean) partes. É considerado o personagem mais icônico e popular da série.

Parte 3 - Stardust Crusaders[editar | editar código-fonte]

"Ele era um menino tão bom… e agora eu não sei o que está acontecendo com ele!" Sua mãe lamenta no começo da Parte 3. Jotaro, mais conhecido como "JoJo" é o filho de Holly Kujo e o neto de Joseph Joestar. Jotaro aparece a primeira vez em uma prisão, pois se entregou a polícia clamando estar possuído por um espírito. Para demonstrar, ele rouba a arma de um guarda e tenta atirar na própria cabeça, de repente uma mão fantasmagórica emerge de seu braço e para a bala rapidamente, no entanto, só sua mãe consegue enxergar a mão.

A pedido da mãe de Jotaro, Joseph vem com Mohammed Avdol para ajuda-lo a se livrar do espírito. Uma breve luta acontece entre os dois, porém termina com Avdol libertando-o da prisão. Saindo da prisão, seu avô e Avdol lhe explicam que o espírito, na verdade é um "Stand"; após isso Jotaro manifesta seu stand e Avdol nomeia de "Star Platinum", e todos se impressionam com sua velocidade e força descomunal.

Voltando para casa, a mãe de Jotaro cai enferma, devido a um stand que começou a se manifestar em seu corpo (por não saber controlar um stand e não saber o que é um stand exatamente, Holly foi consumida por este poder). Jotaro e seu avó percebem que muitas pessoas estão manifestando stands por causa de um antigo inimigo da família Joestar: Dio Brando; que ressurgiu com um plano de dominar o mundo com seu misterioso stand chamado "The World". Então, Jotaro parte em uma missão para derrotar Dio e salvar a sua mãe e possivelmente o mundo.

Parte 4 - Diamond is Unbreakable[editar | editar código-fonte]

Jotaro chega na pequena cidade de Morioh no Japão, à procura de um garoto chamado Josuke Higashikata que é o outro filho de seu avô; os dois se estranham de início, mas percebem que estão com muito mais problemas, pois a cidade está cheia de usuários de stand. Jotaro se dispõe a ajudar Josuke a enfrentar os usuários.

Os dois descobrem que os poderes estão se manifestando através de um misterioso arco e flecha que está correndo pelas mãos das pessoas da cidade. Agora cabe a Josuke e Jotaro encontar o arco e flecha e impedir que ele caia em mãos erradas.

Josuke descobre que o arco e flecha estava nas mãos dos irmãos Nijimura, e que Keicho Nijimura estava usando-o para descobrir o usuário mais forte de todos para assim matar seu pai e livrá-lo de sua maldição, porém logo depois Keicho é morto por Akira Otoishi e seu stand Red Hot Chilli Peppers. Akira pega o arco e flecha para ele e então Josuke e Jotaro vão em busca do arco e flecha.

Okuyasu Nijimura, irmão mais novo de Keicho decide ajudar Josuke a encontrar Kira e se vingar da morte de seu irmão, Jotaro pede ajuda de Joseph Joestar para que ele usa se seu stand Hermit Purple para encontrar Akira e pegar o arco e flecha de volta, porém Josuke consegue enfrentar Akira e pegar o arco e flecha. Jotaro prende Akira e faz ele confessar tudo o que ele fez e todos que atingiu com o arco e flecha.

Após a derrota de Yoshikage Kira, Jotaro volta para casa e se despede de Josuke.

Parte 6 - Stone Ocean[editar | editar código-fonte]

Jotaro vai até Miami visitar a sua filha Jolyne Kujo na cadeia e informá-la que um prisioneiro díscipulo de Dio, armou um plano para matá-la dentro do presídio. Jotaro e sua filha começam a se desentender, pois, Jotaro foi um pai que esteve fora na maior parte da vida de Jolyne. A raiva de Jolyne é interrompida por um ataque duplo do presidiário e de um outro misterioso stand que rouba o stand e a memória de Jotaro, deixando-o em um coma profundo. Jolyne então, precisa descobrir quem fez isso e por que fez isso; uma tarefa que se revela maior e mais perigosa do que qualquer coisa que ela podia imaginar.

Legado[editar | editar código-fonte]

Jotaro se casa e desse casamento nasce uma filha: Jolyne Kujo (protagonista da 6ª série do mangá). Jolyne herda do pai a habilidade de manifestar um stand e de se meter em confusões. Em um certo momento do mangá ela se veste com uma roupa como a do pai, em respeito a ele.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Jotaro é bem duro exteriormente, tem um gênio forte e é bem grosseiro, mas também é leal, intenso e dedicado. Como todos os JoJo's da série ele é bem inteligente, mas normalmente deixa que seus punhos ou Star Platinum fale por ele. Ele tem um jeito relaxado e desinteressado que soa bem "cool", além disso, ele ama muito a sua mãe e mostra bastante respeito pelo seu avô. Jotaro acredita que as pessoas podem saber suas emoções só de as pessoas olharem para ele e acha que tentar ficar explicando o que sente é perda de tempo. Ele é o alvo principal de Dio, que percebe que Jotaro é a sua principal ameaça.

Na parte 6, ele mostra seu lado de pai protetor, recebendo vários golpes mortais em situações difíceis para que sua filha não se machucasse.

De acordo com Araki, a personalidade de Jotaro foi inspirada na do ator Clint Eastwood. Durão e grosseiro, porém, ao mesmo tempo, tem um bom coração e só quer que o bem triunfe sobre o mal.

Stand: Suta Puratinu[editar | editar código-fonte]

Star Platinum (スタープラチナ, Suta Purachina) é o stand de Jotaro Kujo. Ele possui sentidos sobre-humanos, resistência, velocidade e força fora do comum, além disso, ele pode enxergar a longa distância e pode parar o tempo. Sua fisionomia é bem semelhante a de um índio com um corpo bem musculoso e com cabelos longos. (Alguns fãs acreditam que a aparência de Star Platinum foi baseada em Jonathan Joestar já que na primeira parte de Jojo's Bizarre Adventure Jonathan diz que se ele morrer seu fantasma voltará para assombrar o vilão Dio Brando)

Força: A

Velocidade: A

Alcance: C

Permanência: A

Precisão: A

Aprendizagem: A

Star Platinum: The World (スタープラチナ・ザ・ワールド, Sutā Purachina - Za Warudo) é a evolução de poderes do stand de Jotaro que aparece ao final da terceira temporada (Stardust Crusaders). Ao contrario do que muitos acreditam, essa stand não é tão forte, ficando atrás de Gold Experience Requiem, Tusk act 4, Dirty Deeds Done Dirt Cheap Love Train, Made in Heaven, Killer Queen, entre outros. Com este stand Jotaro pode parar o tempo por uma duração mais curta do que The World. Jotaro usa essa stand do fim da parte 3 até a luta final da parte 6.

Força: A

Velocidade: A

Alcance: C

Permanência: A

Precisão: A/C

Aprendizagem: A/E

  • O nome do stand de Jotaro -"Star Platinum"- é baseado na carta de Tarot "A Estrela". A Estrela significa esperança, ajuda inesperada, perspicácia e claridade de visão, inspiração, flexibilidade.

Referências

Stardust Crusaders

Volume 13, cap. 114: A Man Possessed

Volume 13, cap. 116: The Evil Spirit's Identity

Volume 27, cap. 247 à 256: arco Dio's World

Diamond is Unbreakable

Volume 29, caps. 266 à 268: Jotaro Kujo! Meets Josuke Higashikata

Volume 29, caps. 269 à 273: Josuke Higashikata! Meets Angelo

Stone Ocean

Volume 2 (65), caps. 11 à 17 (605 à 611): The Visitor

Volume 9 (72), cap. 75 (669): Father: Jotaro Kujo - Daughter: Jolyne Kujo

Dados e Stand

Volume 20, caps. 183 à 188: "The Fool” Iggy and “Geb” N’Dour

Volume 35, caps. 325 à 329: Let’s Go Hunting!

Databook/Artbook: JOJO A-GO!GO! - pag. 01: Star Platinum

No Jogo Danganronpa 2: Goodbye Despair, Monokuma em um determinado capítulo do jogo, começa a bater em Monomi com determinados socos dizendo ''Ora ora ora ora ora'', Uma clara Referência ao Jotaro Kujo e o famoso soco do Star Platinum.

Ver também[editar | editar código-fonte]