Justin Hayward

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Justin David Hayward[1] (nascido a 14 de Outubro de 1946) é um músico inglês, mais conhecido como autor de canções, cantor principal e guitarrista na banda The Moody Blues.

Início de carreira

Hayward tocava em várias bandas desde cedo até aos 15, quando comprou a sua  Gibson 335, uma guitarra que aparece em quase todos os seus discos através da sua carreira[2] e um amplificador Vox AC30.[3] Todas as anteriores guitarras eram "insatisfatórias" e requeriam modificação.[4] Ele atuou com grupos locais de Swindon em clubes e danceterias, tocando principalmente canções de Buddy Holly. sUm dos primeiros grupos de Hayward foi All Things Bright,[5] o qual abria para os The Hollies e Brian Poole and the Tremeloes. Aos 17 ele assinou um contrato de oito anos[6] como autor de canções com o artista skiffle e produtor de discos Lonnie Donegan, uma decisão que Hayward mais tarde lamentou por significar os direitos de todas as suas canções escritas antes de 1974. que sempre pertenceriam a Donegan's Tyler Music.[7] Em 1965 ele respondeu a um anúncio da Melody Maker[8] e fez audição para guitarrista de Marty Wilde e prosseguiu o trabalho com Wilde e a sua esposa em The Wilde Three.[9]

The Moody Blues

Em 1966, após responder a outro anúncio no Melody Maker, desta vez colocado por Eric Burdon de The Animals, Hayward foi contatado por Mike Pinder dos The Moody Blues depois de Burdon ter passado na carta de Hayward e demo de disco a Pinder. No espaço de poucos dias, Hayward tinha substituido o vocalista e guitarrista dos The Moody Blues Denny Laine. O baixista John Lodge substituiu o baixista Rod Clarke que tinha substituido o baixista anterior Clint Warwick. 

Depois de começar a assinar o velho repertório inspirado nos blues dos The Moodies 1964–1965 era, a contribuição artísitca inicial de Hayward para os The Moody Blues foi a sua canção "Fly Me High", que foi um single Decca no inicio de 1967. Falhou a entrada nas tabelas mas deu a renovada banda uma nova direção no som R&B que eles tinham largamente produzido até essa altura.

A canção de estilo roqueiro de Hayward  "Leave This Man Alone" foi depois usada como lado B para o próximo single Moodie da Decca, fazendo capa com o "Love And Beauty" (1967) de Pinder. Foi o primeiro disco dos Moodies em que se usou um Mellotron.

A integração de Hayward e Lodge nos The  Moody Blues com o uso de Pinder do Mellotron trouxe grande sucesso e reconhecimento para a banda transformando-os nos atos mais bem vendidos da musica. Hayward disse de Pinder: "Mike e o Mellotron fizeram as minhas canções funcionar".[citation needed]

O album de 1967  Days of Future Passed, um dos primeiros e mais influentes albuns de rock sinfónico, deu ascendência aos singles de Hayward "Tuesday Afternoon" e "Nights in White Satin". A gravação feita mais tarde vendeu mais de 2 milhões de cópias, entrando nas tabelas (1967, 1972, and in 1979) e foi gravada por muitos outros artistas. A canção do lado B de Hayward "Cities" foi um item precoce de ecologia.

Hayward tornou-se o principal vocalista/guitarrista do grupo no período entre 1967–1974 , e o mais prolífico autor e compositor de varios singles com grande êxito para a banda. Durante este períiodo ele escreveu memoráveis faixas de album incluindo: "Tuesday Afternoon" (originalmente a primeira metade, com a canção de Lodge (Evening) Time to Get Away, de "'Forever Afternoon (Tuesday?)"), "The Actor", "Lovely to See You", "Never Comes the Day", I Never Thought I'd Live to Be a Hundred, "Gypsy (Of a Strange and Distant Time)", "It's Up to You", "Dawning is the Day", "The Story in Your Eyes" (um Êxito nos EUA), "You Can Never Go Home", "New Horizons", "The Land of Make-Believe" e "Island".

Hayward escreveu o êxito da banda no Reino Unido que chegou a nº 2 "Question", assim como "Voices in the Sky", "Driftwood", "The Voice", "Blue World", "Your Wildest Dreams", "I Know You're Out There Somewhere", "English Sunset" e "December Snow"; escrevendo no total 20 dos 27 singles pós 1967.

Além de dar a voz principal nas suas próprias composições, Hayward teve voz principal ou co-principal em canções de outros membros incluindo "Dawn is a Feeling" (Pinder), "Gimmie A Little Somethin'", "Isn't Life Strange", "Candle of Life" (Lodge), "After You Came", "I'll Be Level With You", "The Spirit" e "Nothing Changes" (Edge).

As tentativas dos The Moody Blues de conseguirem outro single de êxito entre 1967 e 1968 resultaram na gravação de três outras composições de Hayward; "Long Summer Days", "King and Queen" e "What Am I Doing Here?" as quais foram deixadas por editar, mas juntamente com canções inéditas de Pinder e de Lodge formaram mais tarde o 'studio side four' da edição pela Decca em 1977 de Caught Live Plus Five que compreenderam largamente uma gravação ao vivo em Dezembro de 1969 no Royal Albert Hall (editado contra a vontade da banda).

Hayward também co-escreveu faixas de álbum com Ray Thomas – "Visions of Paradise", "Are You Sitting Comfortably", "Watching and Waiting", e muito mais tarde "Never Blame the Rainbows for the Rain", mais tarde co-escreveu muitas canções com John Lodge para os The Moody Blues, em especial "Gemini Dream" (um êxito de tabelas nos EUA), "Meet Me Halfway", "Talkin' Talkin'", "Want to Be With You", "Once is Enough", "Strange Times", "Sooner or Later (Walkin' on Air)" entre outras.

As canções de Hayward abriram cada um dos albuns dos The Moodies na era pós Mike Pinder desde o Long Distance Voyager em 1981, e as suas canções, tanto escritas a solo como co-escritas com Lodge, mais a sua voz principal, voz de harmonia e guitarra tocada, têm sido um fator predominante no trabalho da banda e continuação de sucesso desde 1981.

As suas vendas de albuns de 1978 até ao presente são mais de 60 milhões. Isto é o total regularmente citado das suas vendas de albuns, uma vez que as vendas totais dos seus albuns antes de 1978 são questionadas devido à falta de informação da editoraa de gravação. No entanto, o periodo entre 1967 e 1974 foi quando os seus albuns (e singles) estavam mais alto nas tabelas de vendas no Reino Unido e EUA e em todo o mundo (faixa de album "Melancholy Man" foi Nº 1 em France como single em 1970) - Days of Future Passed chegou ao topo da tabela de vendas dos EUA em reedição em 1972. seguido do album Seventh Sojourn.

Hiato e Blue Jays / Trabalho a Solo [edit source | edit]

Em 1974, os The Moody Blues decidiram fazer uma paragem que acabou por ser de quatro anos sem atuar ou gravar. Hayward continuou a trabalhar com Lodge e o produtor Tony Clarke, usando musicos da editora dos The Moody Blues, a Threshold, soando muito como o grupo mãe. Juntos, tiveram um êxito em 1975 com "Blue Guitar" (uma gravação de Hayward com a banda 10cc), e editaram um álbum chamado Blue Jays.

Em 1977 Hayward gravou o seu primeiro album a solo: Songwriter. Teve sucesso internacional em 1978 no álbum de conceito Jeff Wayne's Musical Version of The War of the Worlds concept album, que teve como principais Êxitos "Forever Autumn" e "The Eve of the War". Wayne mais tarde contribuiu no album de 1980 de Hayward Night Flight.

Hayward editou um single raro, "Marie" e "Heart of Steel' em Abril de 1979, ambos compostos por ele, o lado 'A' dedicado à sua esposa. Estas faixas foram mais tarde incluidas entre as faixas bonus numa reedição em CD do seu album a solo Songwriter solo album em 2004.

Durante os anos 80 atuou para filme e televisão, incluindo a canção do genérico "It Won't Be Easy" para a série de fição da BBC2 de 1987 Star Cops, "Something Evil, Something Dangerous" para o filme Howling IV: The Original Nightmare, "Eternal Woman" para o filme She e musica para série de animação The Shoe People.

Em 1989, com o produtor-organizador Mike Batt, Hayward editou Classic Blue, um album de pop escrita por outros compositores, com orquestração de Batt. Classic Blue incluía uma versão de cover do êxito de Led Zeppelin, "Stairway to Heaven." O álbum a solo de Hayward, The View from the Hill, foi editado em 1996, e uma gravação ao vivo, Live in San Juan Capistrano, se seguiu em 1998.

Em 10 Março de 1997, Hayward apareceu no programa da BBC One, This Is Your Life, com Michael Aspel.

Hayward contribuiu com vocais para uma canção no álbum de 1999 de Rick Wakeman, Return to the Centre of the Earth.

Em Junho de 2003, ele teve várias atuações no Rock and Roll Hall of Fame.[14] Mais tarde, nesse ano, cantou juntamente com outros canores de rock num outro álbum orquestral, consistindo em canções dos The Moody Blues com a Frankfurt Rock Orchestra, intitulado Justin Hayward and Friends Perform the Hits of the Moody Blues (alternativamente chamado Justin Hayward and Friends Sing the Moody Blues Classic Hits). Hayward mais tarde envolveu-se numa disputa legal resolvida, argumentando que não foi pago pela sua participação no álbum.

Em Abril de 2006, Hayward tomou parte na tourneé de Jeff Wayne's Musical Version of The War of the Worlds, retomando o seu papel em Outono de 2007 na Austrália e no Reino Unido em Dezembro de 2007 e também no Reino Unido em Junho de 2009. e apareceu na tourneé em Novembro e Dezembro de 2010.[15]

Os The Moody Blues, com Hayward, Lodge e o baaterista original Graeme Edge, continuam a atuar, já depois da saída de Ray Thomas em 2003, e numa recente entrevistaa para a BBC World Service interview, Hayward e Lodge tornaram claro que não planejam parar de trabalhar, vendo como um privilégio continuar a trabalhar na indústria da música. Numa entrevista em 2005, Edge disse que se permanecesse de boa saúde, podia continuar por mais 10 anos.

Em 2011, Hayward contribuiu para o The Moody Blues bluegrass tribute album Moody Bluegrass TWO...Much Love juntamente com os companheiros de banda dos The Moody Blues Lodge, Edge, Thomas and Pinder. Hayward cantou a voz principal na sua canção "It's Cold Outside Of Your Heart". Muitas outras composições de Hayward constam neste album, assim como o de 2004 Moody Bluegrass: A Nashville Tribute to The Moody Blues.[16]

Em 10 December 2011 Hayward, juntamente com Ian Anderson dos Jethro Tull e Bruce Dickinson dos Iron Maiden tocaram num concerto juntos na Canterbury Cathedral.

Em Fevereiro de 2013 Hayward editou o seu album a solo Spirits of the Western Sky através da editora Eagle Rock. Ele fez tourneé a solo com este album na costa Este dos EUA em Agosto de 2013.

Em Abril de 2015 Hayward foi entrevistado na BBC Radio 2 pelo Johnny Walker show.[17]

Instrumentos[edit source | edit],

A maior parte das vezes, Hayward usou uma Gibson ES-335 vermelha, embora ele tambem use outras guitarras tanto em performance como em gravações, incluindo uma Martin D-28 de 1955, uma James Olson acústica de seis cordas, uma acústica preta Guild, uma Squier Stratocaster (essencialmente uma Fender Stratocaster cara, pois a Squier é subsidiáriadd da Fender), uma Fender Telecaster, uma Guild dourada de 12 cordas acústica e em 1967 uma Gibson Les Paul de 1967. Entre 1965 e 1968 ele estava sem a sua Gibson 335 e confiou em outros instrumentos, principalmente uma Fender Telecaster de 1964 e uma guitarra de 12 cordas construídas à mão que ele renovara para Donegan. Contudo, numa entrevista incluída no concerto Lovely to See You em DVD (2005), Hayward diz que a Gibson 335 de 1963 tem estado com ele desde 1967. Recentemente tocou numa Collings D3 em palco e em gravações. Entre outros instrumentos, Hayward também tocou mandolin em A Question of Balance e sitar em In Search of the Lost Chord.[13] Ele tem aversão a guitarras acústicas da Ovation e é um dos maiores críticos da companhia.

Vida Pessoal[edit source | edit]

Escrito no fim de um caso amoroso e no início de outro, a canção "Nights in White Satin" foi, de acordo com Hayward, "em adoração de todas as mulheres". Hayward casou-se em 19 Dezembro de 1970. A sua filha, que canta na faixa "Raised on Love" do album de Hayward de 1977, Songwriter, nasceu em 1972.[18]

Em 2013 Hayward falou da sua aprendizagem em Meditação Transcendental em 1967, juntamente com outros membros dos TheMoody Blues.[19]

References