L'homme armé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

L'homme armé é uma canção francesa secular da Renascença do Século XV. Foi a canção mais popular usada em diversos arranjos do cantus firmus por vários compositores. A sua melodia foi usada como cantus firmus de arranjos polifônicos do ordinário da Missa.

Partitura, texto e tradução[editar | editar código-fonte]

A canção: "L'homme armé"
A canção: "L'homme armé"
Origem: França Português
L'homme, l'homme, l'homme armé,
L'homme armé
L'homme armé doibt on doubter, doibt on doubter.
On a fait partout crier,
Que chascun se viengne armer
D'un haubregon de fer.
O homem, O homem, O homem armado,
O homem armado
O homem armado será temido, será temido.
Em todos os lugares já foi proclamado
Que todo homem deverá se armar
Com a armadura de ferro.

Logicamente nos arranjos de missa o texto secular, acima, não era usado. O compositor sempre estava pronto para mostrar o seu talento criando uma nova música, instrumental ou, se com partes vocais, usaria um texto de acordo com o estilo, secular ou litúrgico, novo ou que outros já houvessem usado; adaptaria o texto ao seu novo arranjo.
O foco era sempre na melodia, rearranjar uma melodia popular existente, dando a ela uma sonoridade totalmente nova e diferente, ou criando uma melodia nova para alguma festividade. No caso do Homem Armado, a música somente é que foi reusada diversas vezes, não o texto. O texto mudaria por completo, e em alguns arranjos, a sonoridade mudou totalmente também, com o andamento, a dinâmica, a instrumentação, restanto pouco para o ouvido leigo notar qualquer semelhança de outra versão desta mesma melodia.

Compositores[editar | editar código-fonte]

Entre alguns dos compositores importantes de Missa que se basearam nesta melodia, se encontram:

Referências

  1. Apel, Willi & Archibald T. Davison. "Historical Anthology of Music" (HAM), nº 66, Harvard University Press., Cambridge, Mass. 1946-1950. ISBN 0674393015
  2. "HAM", nº 89
  3. "HAM", nº 73
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre L'homme armé