Língua sogdiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sogdiano
Falado em: Sogdiana
Região: Ásia Central
Total de falantes: Quase completamente extinta durante o século IX. Sua reminiscência evoluiu para a língua iagnobi.
Família: Indo-europeia
 Indo-iraniano
  Iraniano
   ramo Iraniano oriental
    Iraniano do nordeste
     Sogdiano
Códigos de língua
ISO 639-1: nenhum
ISO 639-2: sog
ISO 639-3: sog

O sogdiano foi uma língua iraniana média, falada em Sogdiana, no vale do rio Zarafshan, no que hoje em dia são o Tadjiquistão e o Uzbequistão.

O sogdiano é uma das mais importantes línguas iranianas, junto com o persa médio e o parto, e possui um amplo corpus literário. Pertence ao ramo norte-oriental das línguas iranianas, e ainda que não exista evidência direta de um antigo sogdiano, se crê, por alusões epigráficas em antigo persa que pôde existir desde a época aquemênida. Sua gramática e morfologia são mais conservadoras que as do persa médio.

Durante a dinastia Tang, o sogdiano foi a língua franca ao longo da Rota da Seda, e sua importância política e econômica garantiu sua sobrevivência até o século IX depois de Cristo, ao mesmo tempo em que muitas palavras deste idioma entraram no persa moderno, ao escrever-se muitas obras persas durante a época samânida em Sogdiana.

Diversos documentos cristãos e maniqueus, achados em Turfan encontram-se escritos em sogdiano. Um dialeto do sogdiano, o iagnobi tem chegado até a atualidade, nas montanhas do Tadjiquistão.