Lei Frumentária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lei Frumentária, (em latim: Lex Frumentaria) foi uma lei proposta pelo Tribuno da Plebe, Caio Graco, em 123 a.C., que estabelecia a obrigatoriedade do Estado romano vender trigo para a Plebe,[1] a preços subsidiados (abaixo do valor de mercado).

Essa lei se insere no conjunto de medidas (ver: Lex Sempronia) apresentadas pelos irmãos Gracos (Tibério e Caio), com vistas a corrigir as distorções sociais motivadas, principalmente, pela política de conquistas militares da República Romana.

De todas as leis que os dois irmãos conseguiram fazer aprovar naquele tempo, a Lei Frumentária foi a única que sobreviveu, podendo ser considerada a origem da prática de distribuição gratuita de trigo aos cidadãos socialmente desvalidos, que os imperadores romanos viriam a adotar. Tal medida tornou os protestos amenos contra a república romana dando início então, à política do "pão e circo".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «A questão agrária em Roma - Brasil Escola». Brasil Escola. Consultado em 13 de junho de 2016 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rostovtzeff, M. História de Roma. Zahar Editores, 1973
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

<brasil escola>