Leinster Rugby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leinster Rugby
Fundado 1879
Região Leinster, Irlanda
Estádio RDS Arena (capacidade 18.500)
Aviva Stadium (capacidade 51.700)
CEO Mick Dawson
Técnico Leo Cullen
Capitão Isa Nacewa
Artilheiro Jonathan Sexton
Liga PRO14
ERC Cup
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Titular 
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Reserva 
Site oficial
www.leinsterrugby.ie

Leinster Rugby(Em IrlandêsRugbaí Laighean) é uma das quatro equipes provincianas profissionais de Rugby union da ilha da Irlanda e a que mais obteve sucesso no em competições locais e européias. Eles competem na Liga Pro 14 de Rugby e na Liga dos Campeões de Râguebi. A equipe representa a província Leinster na Irish Rugby Football Union(IRFU) que é uma das quatro principais divisões da IRFU e responsável pelo rugby union na região geográfica de Leinster na Irlanda.

Leinster joga seus jogos de mandante primariamente na RDS Arena, no entanto os jogos de maior expressão são realizados no Aviva Stadium quando a capacidade do RDS não é suficiente. Antes de se mudar para o RDS em 2005, a equipe de Leinster utilizava o Donnybrook Stadium para manda seus jogos. A província joga majoritariamente de azul e o escudo da equipe consiste de uma arpa dentro de uma bola de rugby, a arpa é aproveitada da bandeira da província de Leinster.

Leinster se tornou profissional junto com as outras províncias irlandesas em 1995 e tem competido na Liga Pro 14 de Rugby (anteriormente chamada de Celtic League e PRO12) desde sua fundação em 2001, tendo competido anteriormente no Campeonato Anual Irlandês Interprovincial. Leinster foi vencedor por quatro oportunidades do campeonato PRO14 e três oportunidades da Liga dos Campões Europeus de Rugby.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias
  • Irish Rugby Football Union
Ícone de esboço Este artigo sobre Rugby é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.