lighttpd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de LightTPD)
lighttpd
Desenvolvedor Jan Kneschke
Lançamento Março de 2003
Versão estável 1.4.73 (30 de outubro de 2023; há 5 meses)
Sistema operacional Multi plataforma
Licença BSD
Página oficial lighttpd.net

lighttpd (pronunciado como lighty)[1] é um servidor web de código-aberto projetado para otimizar ambientes de alta performance. A utilização de memória é baixa se comparada a outros servidores web, possui um bom gerenciamento de carga da UCP (CPU) e opções avançadas como CGI, FastCGI, SCGI, SSL, reescrita de URL, entre outras.

O lighttpd concorre de igual para igual com servidores consagrados, como Apache, nos quesitos velocidade, uso do processador e memória.[carece de fontes?] Em alguns casos mostra-se até superior.[carece de fontes?] Porém, possui bem menos módulos que o Apache.[carece de fontes?] Sua configuração é extremamente simples e fortemente baseada em expressões regulares ao estilo Perl.

Devido ao péssimo suporte a FastCGI do Apache, o lighttpd tornou-se muito popular na comunidade Ruby on Rails,[carece de fontes?] visto que possui uma ótima implementação do protocolo.

O lighttpd utiliza licença BSD.

Referências

  1. Diment, Kieren; Trout, Matt S. (2009). The definitive guide to Catalyst: writing extensible, scalable, and maintainable Perl-based Web applications. Col: The expert's voice in Web development. Berkeley, Calif: Apress. p. 112. ISBN 9781430223665. OCLC 436921319 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.