Linite plástica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Linite plástica
Imagem endoscópica de uma linites plástica, onde todo o estômago está invadido pelo câncer gástrico, mostrando um aspecto de "garrafa de couro".
Classificação e recursos externos
CID-10 C16.9
CID-9 151.9
MeSH D008039
Star of life caution.svg Aviso médico

A linite plástica ou doença de Brinton é um tipo específico de tumor observado no câncer gástrico - adenocarcinoma difuso indiferenciado - que infiltra extensamente a parede gástrica. O estômago se transforma numa bolsa de paredes rígidas facilmente reconhecível à radiologia. Infiltra difusamente todas as camadas da parede e todas as regiões do estômago. O termo linite advém da infiltração da camada muscular. O contraste entre o tumor e os feixes musculares lembra fibras de linho. O órgão fica espessado, enrijecido e perde as pregas da mucosa. Há também redução da capacidade e perda dos movimentos peristálticos (daí o adjetivo 'plástica'). Histologicamente o tumor é muito indiferenciado, constituido por células soltas arredondadas, freqüentemente com vacúolo central contendo muco.

Classificado como tumor avançado, com classificação 4 de Bormann.

Tratamento com gastrectomia total com margens de 10 centímetros, linfadenectomia a D2 e término do estadiamento intraoperatório, com análise de líquido ascítico (se houver). QT e RDT não alteram a evolução.

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.