Locomotiva articulada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

As Locomotivas articuladas geralmente se referem as locomotivas a vapor, com uma ou mais unidades motoras que podem se mover independentes do frame da locomotiva. Eram bastante usadas em locomotivas longas assim possibilitando fazer curvas acentuadas, e em linhas com muitas curvas como as industriais, as linhas montanhosas e as de transporte de madeira.

Uso[editar | editar código-fonte]

As locomotivas articuladas são usadas em vários países, mas são mais populares onde existe bitola estreita na Europa e nos Estados Unidos, onde a Union Pacific Big Boy 4-8-8-4 e a Allegheny H-8 2-6-6-6 foram as mais longas locomotivas construídas.

Muitos arranjos diferentes foram feitos ao longo dos anos. Dos quais a Mallet que foi muito popular e a Garratt muito construída no Reino Unido, e outros vários tipos posteriormente usados para transporte de toras, mineração e industrias.

Exemplo de como é uma locomotiva com articulação Mallet.
Exemplo de como é uma locomotiva com articulação Garratt.
Locomotiva com articulação Fairlie da Vulcan Foundry Co.

Tipos de locomotivas a vapor articuladas[editar | editar código-fonte]

Maiores tipos de locomotivas articuladas
  • A Fairlie, possui dois truques motrizes sob a dupla caldeira, há também uma variante que possui uma simples caldeira mas com dois truques um motriz e outro sem motricidade (conhecida como Manson Bogie nos Estados Unidos).
  • A Garratt, possui uma unidade motora em cada uma das extremidades que levam carvão e água, e a caldeira entre as unidades motoras.
  • A Mallet, possui um motor fixo na parte traseira da locomotiva e um truque motorizado e articulado na frente.
  • A Meyer, possui dois truques motores articulados embaixo da caldeira.

Articuladas Simples[editar | editar código-fonte]

As locomotivas a vapor de articulação simples possuem duas configurações com cilindros de mesmo tamanho. Exemplos de articuladas simples: Big Boy, Challenger, Allegheny, Classe A, Classe Y, etc.

Articuladas Compostas[editar | editar código-fonte]

São as locomotivas a vapor similares a Mallet. Exemplos de locomotivas articuladas compostas: Classe A, Classe Y, "Old Maude", Classe Z, Erie Triplex, Virginian Triplex, etc.

Tipos com engrenagens

Existem vários tipos de locomotivas a vapor com articulação e engrenagens redutoras, incluem nestes tipos:

Outros Tipos

Locomotivas Articuladas Elétricas[editar | editar código-fonte]

Existem várias classes de locomotivas elétricas articuladas de geralmente dois tipos:

Referências

  • Wiener, Lionel, Articulated Locomotives, 1930, reeditado em 1970 por Kalmbach Publishing Company com ISBN 0-89024-019-1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]