Louis B. Mayer Pictures Corporation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Louis B. Mayer Pictures)
Louis B. Mayer Pictures Corporation
Privada
Atividade Produção cinematográfica
Fundação 1918
Fundador(es) Louis B. Mayer
Encerramento 1924
Sede Los Angeles, Califórnia, EUA
Proprietário(s) Louis B. Mayer
Pessoas-chave Louis B. Mayer
Produtos filmes
Sucessora(s) Metro Goldwyn Mayer (juntamente com a Metro Pictures Corporation e a Goldwyn Pictures)

Louis B. Mayer Pictures Corporation foi um estúdio cinematográfico estadunidense fundado em 1918 por Louis B. Mayer. Em 1924, o estúdio foi comprado por Marcus Loew e, juntamente com a Metro Pictures Corporation e a Goldwyn Pictures Corporation, formou uma nova companhia cinematográfica, a Metro Goldwyn Mayer.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em 1907, Mayer renovara o Gem Theater, uma casa de teatro burlesco com 600 lugares em Haverhill, Massachusetts[1], reaberto por ele em 28 de novembro de 1907 sob o nome Orpheum Theatre, sua primeira sala de cinema. Para superar a reputação desfavorável que o edifício tinha na comunidade, Mayer decidiu estrear com a exibição de um filme religioso. Anos mais tarde, Mayer diria que a estreia no Orpheum fora From the Manger to the Cross[2], embora a maioria das fontes coloque a data de lançamento do filme em 1912.[3] Dentro de alguns anos, Mayer possuía todos os cinco cinemas de Haverhill e, com Nathan H. Gordon, criou a parceria Gordon-Mayer que controlava a maior cadeia de cinemas da Nova Inglaterra.[4]

Em 1914, os parceiros organizaram sua própria agência de distribuição de filmes em Boston. Mayer pagou $25,000 a D.W. Griffith pela exclusividade de direitos de apresentação do filme The Birth of a Nation (1915) na Nova Inglaterra. Embora Mayer tenha feito a oferta por um filme que um de seus olheiros viu, e que ele não tinha visto, sua decisão lhe rendeu mais de $100.000.[4] Com o dinehrio arrecadado, uma parceria de Mayer com Richard A. Rowland em 1916 gerou a formação da Metro Pictures Corporation, em Nova Iorque.

Dois anos depois, Mayer mudou-se para Los Angeles e formou sua própria produtora de cinema, a Louis B. Mayer Pictures Corporation.[5] Mayer fez também uma parceria com B. P. Schulberg para formar o Mayer-Schulberg Studio. O grande avanço de Mayer, no entanto, foi em abril de 1924, quando Marcus Loew, proprietário da cadeia de cinemas Loew, juntou a Metro Pictures Corporation, a Goldwyn Pictures Corporation e a Mayer Pictures para formar a Metro-Goldwyn.[6] Loew havia comprado a Metro e a Goldwyn alguns meses antes, mas não conseguia encontrar alguém para supervisionar suas novas explorações na costa oeste. Mayer, com seu sucesso comprovado como produtor, foi uma escolha óbvia, e foi nomeado chefe de operações e Vice-Presidente do estúdio em Los Angeles, reportando-se ao braço direito de Loew, Nicholas Schenck. Ele iria ficar neste posto nos próximos 27 anos. Mayer logo adicionou seu nome ao estúdio com a aprovação de Loew, renomeando-a Metro Goldwyn Mayer.

Filmes[editar | editar código-fonte]

A primeira produção da Louis B. Mayer Pictures Corporation foi Virtuous Wives[7], em 1918, em conjunto com o estúdio Anita Stewart Productions. O filme foi distribuído pela First National Exhibitors' Circuit.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Rosenberg, Chaim M. The Great Workshop: Boston's Victorian Age. Arcadia Publishing, 2004. p60.
  2. "Mr. Motion Picture." TIME Magazine, November 11, 1957.
  3. From the Manger to the Cross no IMDB
  4. a b Current Biography 1943. pp521-524.
  5. Nakagawa, Osama. Os Primórdios do Cinema Mudo, 2011. p. 29
  6. The History of Film - The Pre-1920s
  7. Virtuous Wives no IMDB

Ligações externas[editar | editar código-fonte]