Lua nova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
As fases da Lua dependem da posição da Lua na sua órbita à volta da Terra. Este diagrama está centrado no Pólo Norte

Em terminologia astronómica a expressão Lua Nova refere-se à fase da lua que ocorre quando a Lua se encontra entre a Terra e o Sol, e está portanto em conjunção com o Sol se visto a partir da Terra. Nesta altura, a face escura (não iluminada) da Lua está virada quase directamente para a Terra, de modo que não é visível a olho nu.

O sentido original da expressão lua nova referia-se ao primeiro crescente visível da Lua após a conjunção com o Sol. Este tem lugar no horizonte ocidental num breve período entre o pôr-do-sol e o pôr-de-lua, de modo que tempo exacto e até mesmo a data da lua nova, por esta definição, vão ser influenciados pela localização geográfica do observador. A lua nova astronómica, ocorre no momento da conjução em longitude eclíptica com o Sol, quando a Lua é invisível a partir da Terra. Este momento é único e é independente da localização, e sob certas circunstâncias pode coincidir com um eclipse solar.

A lua nova no seu sentido original marca o início do mês em calendários lunares, tais como o calendário muçulmano, e nos calendários lunissolares, tais como o calendário judaico, o calendário hindu e o calendário budista.

Determinar luas novas: uma fórmula aproximada[editar | editar código-fonte]

O intervalo de tempo entre luas novas (uma lunação) é variável. O tempo médio entre duas luas novas, o mês sinódico, é aproximadamente 29.53 dias. O tempo médio de duas luas novas pode ser calculado através da seguinte fórmula:

d = 5.597661 + 29.5305888610 \times N + (102.026 \times 10^{-12})\times N^2

onde N é um número inteiro, começando no 0 para a primeira lua nova no ano 2000, a que é acrescentado uma unidade para cada mês sinódico que passe; o resultado d é o número de dias (e fracções) desde 01-01-2001 00:00:00 calculado a partir da escala de tempo conhecida como Tempo Terrestre (TT).

Para obter o momento da lua nova em Tempo Universal Coordenado, adiciona-se o resultado desta correção aproximada ao resultado d que se obteve em cima:

-0.000739 - (235 \times 10^{-12})\times N^2 days

Perturbações periódicas alteram o tempo da verdadeira conjunção em relação a estes valores médios. Para todas as luas novas entre 1061 e 2401, a diferença máxima é de 0.592 dias = 14h13m. A duração de uma lunação varia entre 29.272 e 29.833 dias