Machu Picchu pueblo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Machu Picchu Pueblo
Praça central de Machu Picchu
Praça central de Machu Picchu
Apelido: "Águas Calientes"
País Peru
1901

Machu Picchu pueblo ou Machupicchu,[1] também conhecido como Aguas Calientes[2] é uma cidade no Peru às margens do rio Urubamba (Vilcanota), cujo nome em quechua é Machu Pikchu ("velha montanha"). É conhecida por ser o mais próximo acesso à cidade inca de Machu Picchu, a seis quilômetros de distância, cerca uma hora e meia de caminhada, ou trinta minutos de ônibus. Tem muitos hotéis e restaurantes para turistas, bem como pelas fontes termais que deram o nome à cidade ("águas quentes", em espanhol). Os banhos termais foram destruídos por enchentes anos atrás, mas foram reconstruídos.

Originalmente estabelecido por poucas famílias de fazendeiros em 1901, o pequeno povoado transformou-se num agitado acampamento de trabalhadores, chamado Camp Maquinachayoq, durante a construção da ferrovia nos anos 1920. A A cidade era o ponto central de acampamento até que a ferrovia terminou em 1931.[3]

Machu Picchu serve como terminal de passageiros da ferrovia PeruRail vinda de Cusco. Os trens servem os habitantes e turistas vindo de Cusco e de Ollantaytambo para visitar Machu Picchu. Um mercado de souvenirs fica ao lado da estação. A avenida Pachacutec é a principal rua da cidade, conectando os banhos à praça principal.

A Usina Hidrelétrica "Central Machupicchu" fica próxima, no rio Urubamba (Vilcanota). Gera cerca de 90 MW para as regiões de Cusco, Puno e Apurimac. Foi construída entre 1958 e 1965 e ampliada entre 1981 e 1985. A instalação foi danificada por um deslizamento de terra em 28 de fevereiro de 1998 e ficou inoperante até 13 de julho de 2001.[4]

Imagens[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. spij.minjus.gob.pe Ley 9396: "... El nuevo distrito que se crea por la presente ley se denominará Machupicchu y tendrá por capital la población de este nombre que se ha formado alrededor de la actual Estación de Machupicchu. ..."
  2. Municipalidad distrital de Machupicchu, Plan de desarrollo concertado del Distrito de Machupicchu 2011 - 2020, p. 12: "... Machupicchu Pueblo mal llamado Aguas Calientes ..."
  3. Aguas Calientes History.
  4. (espanhol) Central Hidroeléctrica Machupicchu Empresa de Generación Eléctrica Machupicchu S.A.