Margarida de Rawa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Margarida de Rawa (em polaco: Małgorzata Rawska; n. 1441 - m. 1 de Setembro de 1485), foi um membro da Dinastia Piast e por casamento Duquesa de Olésnica e parte de Bytom.

Margarida era a única descendência de Siemowit V, Duque de Rawa e de Margarida de Racibórz, filha de João II, Duque of Racibórz.

Vida[editar | editar código-fonte]

Após a morte do seu pai em 1442, Margarida permaneceu sob os cuidados da mãe, enquanto que o tio paterno, Vladislau I de Plock exerceu a sua guarda. Em 1444, Vladislau casou com Ana, filha de Conrado V, Duque de Oleśnica, e foi um instrumento para ajudar ao casamento entre Margarida e o irmão mais velho de Ana, Conrado IX de Olésnica.

O casamento teve lugar cerca de 1453. Na altura, Margarida tinha 12 anos e Conrado quase 40. A única descendência deste casamento nasceu em 1465, 12 anos após o casamento, com o nome de Bárbara.

Conrado IX faleceu em 1471. Segundo o desejado por ele, Margarida governou Oleśnica e Bierutów. Ela governou até 1475, quando foi deposta pelo cunhado, Conrado X, que colocou Bárbara como nova governante de Oleśnica e Bierutów, sob a sua tutela, até 1478, altura em que também a depôs. Bárbara faleceu um ano depois. Margarida sobreviveu quase mais 6 anos à filha, e nunca mais casou.

Precedido por:
Conrado IX
Duquesa de Oleśnica
1471–1475
Sucedido por:
Bárbara de Olésnica