Marjorie Bruce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Marjorie Bruce ou Margery ou ainda Margaret de Bruce (Dezembro de 1298 ou 1296 - 2 de Março de 1316 no parto de um filho) era a filha mais velha do rei Roberto I da Escócia chamado Robert the Bruce e de sua primeira esposa, Isabella de Mar. Seus avós paternos foram Robert Bruce, 6° Lord de Annandale e Marjorie de Carrick, 3° Condessa de Carrick.

Em 1302, o pai se casou com Elizabeth de Burgh, sendo coroados Rei e Rainha dos Escoceses em Scone, Perthshire, em 27 de Março de 1306, durante as Guerras de Independência Escocesa em oposição ao rei Eduardo I da Inglaterra.

Pelo final de junho de 1306, a Rainha Elizabeth, Lady Marjorie (de 10 anos), duas irmãs do rei e Isabella MacDuff, Condessa de Buchan foram levadas prisioneiras por Uilleam II, conde de Ross, para o reino da Inglaterra. Elizabeth foi levada para uma casa senhorial em Yorkshire, Marjorie e sua tia Cristina Seton enviadas a conventos, sua tia Mary e a Condessa de Buchan mantidas em jaulas nos primeiros anos. Christopher Seton, marido de Cristina e assassino de Robert Comyn, foi executado.

Eduardo I pensou em colocar Marjorie numa jaula, mas mudou de ideia. Em 7 de Julho de 1307, Eduardo foi sucedido no trono por seu filho, Eduardo II da Inglaterra, que a guardou mais oito anos num convento. Em 1314, ela estava livre; possivelmente trocada por nobres ingleses capturados na Batalha de Bannockburn (23 de Junho a 24 de Junho de 1314).

Walter Stewart, 6° Grande Steward ou senescal da Escócia foi recompensado pela mão da jovem princesa da Escócia. Seu dote incluia a baronia de Bathgate em West Lothian. Casaram-se em 1315. Era Sir Walter também chamado Gautier, à moda francesa. Nascera em 1292 e morreu em 1326. Era filho de Jaime (1243-1309), 5º Senescal da Escócia, filho por sua vez de Alexandre Stewart. São os ancestrais da Casa de Stuart que subiu ao trono depois da abdicação de Eduardo Baliol em 1356. Quando rapaz, Walter tinha comandado sob a tutela do Bom Sir James a ala esquerda do exército escocês em Bannockburn. Do casamento com Lady Marjorie nasceram os futuros reis da Escócia, Grã-Bretanha e do Reino Unido. Em 1322, outra vez com Sir James Douglas numa incursão contra o Yorkshire, quase capturou o rei Eduardo II.

Dois anos depois, Marjorie, grávida, caiu do cavalo perto de Paisley, Renfrewshire. Foi submetida a uma cesariana. Seu único filho, Roberto II nasceu saudável, mas ela morreu horas depois do parto. Roberto II iria suceder ao tio, David II da Escócia, em 1371.

Dentre os descendentes de Marjorie Bruce, estão a Casa de Stuart e todos os seus sucessores aos tronos da Escócia, da Inglaterra e do Reino Unido.