Casa de Bruce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa de Bruce
Motto Fuimus (Temos Sido)[1]
Origem Normanda
Nomes gaélicos Brus
Armas Blason famille fr Jeanne de Bruce.svg
Tartan Bruce Tartan
Crachá Bruce Badge
Chefe Andrew Douglas Alexander Thomas Bruce
Residência(s) Castelo de Fyvie, Castelo Airth, Castelo Muness, Castelo Thomaston, Torre de Clackmannan, Castelo de Lochleven, Castelo Turnberry
Página oficial -

A Casa de Bruce foi uma casa real escocesa do século XIV. Dois membros da casa foram reis da Escócia: Robert I da Escócia e seu filho David II da Escócia. As raízes da Casa de Bruce remontam desde o século XI, da Normandia.

O nome Bruce ou de Brus é o da família normanda de Bruis, do Cotentin, na França, instalada na Inglaterra e depois na Escócia: Roberto I ou Robert de Bruis, morto em 1094, companheiro de Guilherme, o conquistador, recebeu terras no Norte, sobretudo no Yorkshire, assim como Skelton. Roberto VIII se tornou Rei da Escócia em dinastia até 1371.

O nome pode provir de Braose, Breaux ou Brus, vindo do normando BRUIS, aldeia entre Cherbourg e Vallonges. Subiu ao trono com Roberto II Bruce (1078-1141), filho de Robert de Bruis acima. Companheiro de armas, na corte de Henrique I, do príncipe e depois rei David I da Escócia (1124-1153), dele obteve o senhorio de Annandale e enormes propriedades no sudoeste.

Referências

  1. Bruce History (em inglês). scotclans.com. Página visitada em 17 de julho de 2012.
Precedida por:
Casa de Balliol
Casa Reinante do Reino da Escócia
1306 - 1371
Sucedida por:
Casa de Stewart