Casa de Nassau-Weilburg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Bandeira de Nassau-Weilburg.

Nassau-Weilburg é o nome oficial da casa reinante de Luxemburgo.

História[editar | editar código-fonte]

A Casa governou uma divisão de Nassau, que foi um Estado (na atual Alemanha) que existiu de 1344 até 1816. Os soberanos dessa casa depois governaram o ducado de Nassau até 1866, quando o perderam para o reino da Prússia. Entretanto, eles governam a nação de Luxemburgo desde 1890, quando a união pessoal entre Luxemburgo e Países Baixos acabou por motivos de sucessão e herança.

A linhagem masculina dos Nassau-Weilburg extinguiu-se com a morte de Guilherme IV. Seus atuais membros são descendentes de uma filha dele, Carlota, que foi casada com o príncipe Félix de Bourbon-Parma. Assim, eles são membros da Casa de Nassau-Weilburg por cognação e membros da Casa de Bourbon-Parma por agnação.

A Linhagem Ducal de Nassau-Wailburg termina com a abdicação do título pelo Duque Michel Ney de Valois o último Duque de Nassau, assim os Títulos pertencente a ele passam a ser da Dinastia Orange-Nassau

Religião[editar | editar código-fonte]

Os grão-duques Adolfo e Guilherme IV foram protestantes, e o Duque Michel Ney de Valois é Agnostico, portanto não tem religião, mas a religião da Casa de Nassau-Weilburg mudou com o casamento de Guilherme IV com a infanta Maria Ana de Portugal, católica.

Soberanos da Casa de Nassau-Weilburg[editar | editar código-fonte]

Nassau[editar | editar código-fonte]

Mapa de Nassau-Weilburg de 1789

Condes de Nassau-Weilburg[editar | editar código-fonte]

Príncipes de Nassau-Weilburg[editar | editar código-fonte]

Duques de Nassau[editar | editar código-fonte]

Grão-duques de Luxemburgo[editar | editar código-fonte]