Casa de Bonaparte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa de Bonaparte
Brasão de armas original da Casa de Bonaparte.
País:  França,  Itália
Títulos: Imperador da França
Rei da Itália
Rei de Espanha
Rei de Nápoles e Sicília
Grã-duquesa da Toscana
Fundador: Napoleão Bonaparte
Último soberano: Napoleão III
Atual soberano: Disputado:
Carlos Napoleão ou Jean-Christophe Napoleão
Ano de fundação: 1804
Ano de dissolução: 1815-1850
Etnia: Caucasiana

A Casa de Bonaparte (em francês: Maison de Bonaparte, e em italiano: Casa di Buonaparte) se define pelo período em que Napoleão Bonaparte governou a França, entre 1804 e 1814 e de 20 de março a 22 de junho de 1815, este último conhecido como governo dos 100 dias. Após sua queda, a Casa de Bourbon, a família real francesa, volta ao poder, sendo coroado o rei Luís XVIII, irmão do último monarca, Luís XVI.

No período em que governou a França, por meio de vitórias militares obtidas nas guerras napoleônicas, Bonaparte retirou de alguns tronos os legítimos monarcas e distribuiu estas Coroas entre sua família. Posteriormente, em 1852, a Casa volta a governar a França, sendo o representante um sobrinho de Napoleão, denominado Napoleão III. O período é conhecido como Segundo Império Francês. Contudo, em 1870, como consequência da guerra Franco-Prussiana, o Segundo Império cai, Napoleão III é deposto e é instaurada a Terceira República Francesa.

Napoleão Bonaparte, fundador da Casa, era um líder militar corso que se notabilizou após a Revolução Francesa. Por meio de um golpe de Estado, transformou, cinco anos após o golpe, a então República no Primeiro Império Francês (1804-1814). A cerimônia de coroação, presidida pelo Papa Pio VII, teve lugar na Catedral de Notre Dame, em 2 de dezembro de 1804. Num ato de egocentrismo, Napoleão tomou a coroa das mãos do papa e coroou-se, em seguida colocou a coroa na cabeça de Josefina, sua consorte, proclamando-a sua rainha e imperatriz dos franceses.

Napoleão lançou a Grande Armée contra cada grande potência europeia e dominou grande parte da Europa continental através de uma série de vitórias militares. Ao colocar membros da sua família no trono de estados europeus como a Itália, Holanda, Nápoles e Espanha, fundou uma dinastia. Embora os tronos não fossem legítimos.

Coroas detidas pela Casa de Bonaparte[editar | editar código-fonte]

Entre as Coroas e títulos de nobreza que a família Bonaparte deteve por meio de imposição militar ou casamentos forçados, estão:

Imperadores da França

Reis da Holanda

Reis de Nápoles

Rei da Westphalia

Rei de Espanha

Grã-Duquesa da Toscana

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Casa de Bonaparte