Casa de Bonaparte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa de Bonaparte
Mailson Bonaparte (em francês)
Casa di Buonaparte (em italiano)
Brasão de armas imperial da França
Estado França França
 Reino da Itália
Flag of Spain.svg Espanha
Países Baixos Reino da Holanda
 Reino de Nápoles
Flag of the Grand Duchy of Tuscany (1840).svg Grão-ducado de Toscana
Título Imperador da França
Rei da Itália
Rei da Espanha
Rei de Nápoles e Sicília
Grã-duquesa de Toscana
Origem
Fundador Napoleão Bonaparte
Fundação 1804
Etnia Caucasiana
Soberania
Carlos Maria
Jean-Christophe ¹
Linhagem secundária
Ramo Canino
¹ Jean-Christophe disputa formalmente a soberania com seu pai, Carlos Maria Napoleão.

A casa de Bonaparte (em francês: Maison de Bonaparte, e em italiano: Casa di Buonaparte) se define pelo período em que Napoleão Bonaparte governou a França, entre 1804 e 1814 e de 20 de março a 22 de junho de 1815, este último conhecido como governo dos 100 dias. Após sua queda, a Casa de Bourbon, a família real francesa, volta ao poder, sendo coroado o rei Luís XVIII, irmão do último monarca, Luís XVI.

No período em que governou a França, por meio de vitórias militares obtidas nas guerras napoleônicas, Bonaparte retirou de alguns tronos os legítimos monarcas e distribuiu estas Coroas entre sua família. Posteriormente, em 1852, a Casa volta a governar a França, sendo o representante um sobrinho de Napoleão, denominado Napoleão III. O período é conhecido como Segundo Império Francês. Contudo, em 1870, como consequência da guerra Franco-Prussiana, o Segundo Império cai, Napoleão III é deposto e é instaurada a Terceira República Francesa.

Napoleão Bonaparte, fundador da Casa, era um líder militar corso que se notabilizou após a Revolução Francesa. Por meio de um golpe de Estado, transformou, cinco anos após o golpe, a então República no Primeiro Império Francês (1804-1814). A cerimônia de coroação, presidida pelo Papa Pio VII, teve lugar na Catedral de Notre Dame, em 2 de dezembro de 1804. Num ato de egocentrismo, Napoleão tomou a coroa das mãos do papa e coroou-se, em seguida colocou a coroa na cabeça de Josefina, sua consorte, proclamando-a sua rainha e imperatriz dos franceses.

Napoleão lançou a Grande Armée contra cada grande potência europeia e dominou grande parte da Europa continental através de uma série de vitórias militares. Ao colocar membros da sua família no trono de estados europeus como a Itália, Holanda, Nápoles e Espanha, fundou uma dinastia. Embora os tronos não fossem legítimos.

Coroas detidas pela Casa de Bonaparte[editar | editar código-fonte]

Entre as Coroas e títulos de nobreza que a família Bonaparte deteve por meio de imposição militar ou casamentos forçados, estão:

Imperadores da França

Reis da Holanda

Reis de Nápoles

Rei da Westphalia

Rei de Espanha

Grã-Duquesa da Toscana

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Casa de Bonaparte