Casa de Hanôver

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Casa de Hanôver
Royal Hanover Inescutcheon.svg
Brasão de armas do Eleitorado de Hanôver
País(es) Inglaterra, Escócia, Alemanha
Fundação 1635
Fundador Jorge de Brunsvique-Luneburgo
Atual chefe Ernsto Augusto, Príncipe de Hanôver
Casas relacionadas Casa de Stuart
Casa de Saxe-Coburgo-Gota

A Casa de Hanôver (em alemão: Haus von Hannover) é uma família nobre europeia, de origem germânica, que substituiu a Casa de Stuart na coroa britânica em 1714, em virtude da rainha Ana da Grã-Bretanha não ter descendentes. Antes de adquirir a coroa da Grã-Bretanha (Reino Unido em 1801), o chefe da família era também eleitor de Hanôver e duque de Brunsvique-Luneburgo, títulos que mantiveram até 1837.[1]

A casa adquiriu o trono britânico através do eleitor JorgeI Luís, depois da morte da rainha Ana sem descendência. A sua pretensão baseava-se no fcto de ser bisneto do rei Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra através da sua mãe, Sofia de Hanôver. Havia ainda membros mais próximos da família Stuart, como Jaime Francisco Eduardo Stuart, mas como estes eram católicos, o eleitor de confissão protestante foi preferido pelo parlamento britânico[2] (ver artigos sobre os episódios históricos da Reforma Protestante e Contrarreforma).

Brasão de Armas Reais do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda (1714-1801) e do Eleitorado de Hanôver.

Reis da Grã-Bretanha e eleitores de Hanôver[editar | editar código-fonte]

Reis do Reino Unido (a partir de 1801) e reis de Hanôver (a partir de 1814)[editar | editar código-fonte]

Reis do Reino Unido[editar | editar código-fonte]

Com a subida ao trono de Vitória em 1837 termina a união pessoal entre o Estado de Hanôver, onde vigorava a lei sálica, e o Reino Unido.

A casa de Hanôver deu lugar, no Reino Unido, à casa de Saxe-Coburgo-Gota com o casamento da rainha Vitória com o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota.

Reis de Hanôver[editar | editar código-fonte]

Árvore genealógica dos reis da Grã-Bretanha e Irlanda da Casa de Hanôver (em azul), e sua relação com a Casa de Stuart (em verde). Todos os reis varões desta dinastia foram eleitores ou (desde 1814) reis de Hanôver. Porém com a morte de Guilherme IV, este reino passou a um ramo colateral (em rosa) devido à vigência da lei sálica.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Casa de Hanôver

Referências

[[Categoria:Família real britânica| ]