Markup

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Markup ou Mark Up é um termo usado em economia para indicar quanto do preço do produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Significa diferença entre o custo de um bem ou serviço e seu preço de venda.[1] Pode ser expresso como uma quantia fixada ou como percentual.[1] O valor representa a quantia efetivamente cobrada sobre o produto a fim de obter o preço de venda.[2]

Um markup é adicionado ao custo total incorrido pelo produtor de um bem ou serviço com propósito de gerar um lucro.

A contabilidade define o markup de maneira semelhante. Mas, para entendê-lo corretamente, é preciso considerar alguns fatores que o influenciam. Como custos fixos e variáveis, despesas fixas e variáveis. O markup terá percentuais diferentes, de acordo com os custos e despesas. São três tipos de Markup:

  • Total: todos os custos de fabricação de um produto mais as despesas de vendas e administrativas são incluídas no custo total. A composição do custo total é obtida somando os custos e despesas fixas mais os custo e despesas variáveis. O markup iguala-se ao lucro desejado.

markup\ %\ = \frac{lucro\ desejado}{custo\ total} \!

  • Produto: somente custos de fabricação de um produto são incluídas no custo. As despesas de vendas e administrativas mais os lucros.

markup\ %\ = \frac{lucro\ desejado+despesas\ administrativas\ e\ de\ vendas}{custo\ fabricacao} \!

  • Variável: somente custos fixos e despesas fixas mais o lucros são incluídas no markup. Os custo variáveis e despesas variáveis, estão incluídas no montante do custo.

markup\ %\ = \frac{lucro\ desejado+custos\ despesas\ fixas}{custo\ e\ despesas\ variaveis} \!

Exemplo[editar | editar código-fonte]

Assim, tomamos um exemplo de um produto ou serviço que foi vendido por 500 reais. Com impostos sobre a venda representando 18%, comissão 10%, encargos financeiros 4,5% e o lucro 12%. A soma destes percentuais representa o valor do markup de venda. Aqui, o markup de venda é 44,5% do preço de venda.

Como o produto ou serviço foi vendido por 500 reais, então 222,50 reais serão destinados para pagamento das contas do markup de venda (90 reais para Impostos sobre a Venda, 50,00 reais para Comissão, 22,50 reais para encargos financeiros e 60,00 reais para o lucro).

Os outros 55,5% que é igual a 277,50 reais (serão destinados para o pagamento do Custo de Produção).

Podemos dizer também que os 55,5% representa o Markup Divisor, ou Coeficiente Divisor.

O Markup Divisor é o percentual que se obtém tomando (1) um inteiro (100%) e deste subtraindo o percentual do Markup de Venda.

Porque Markup Divisor ?[editar | editar código-fonte]

É importante ressaltar que o valor inicial que possuímos, normalmente, refere-se ao Custo. A partir deste chegaremos ao valor de venda. Tomando-se o Custo de Produção e dividindo pelo percentual do Markup Divisor, se obtém o preço de venda. No exemplo acima, o Custo de Produção é de R$277,50. Se tomarmos este valor e dividi-lo por 0,5550 (55,5%) teremos, como resultado, 500,00 reais, que é o preço com que foi vendido o produto ou serviço.

Referências

  1. a b Ingels, Jack. Ornamental Horticulture: Science, Operations, & Management. [S.l.]: Cengage Learning, 2009. 601 p. ISBN 978-1-4354-9816-7
  2. Pradhan, Swapna. Retailing Management. [S.l.]: Tata McGraw-Hill, 2007. ISBN 978-0-07-062020-9
Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.