MathWorld

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

MathWorld é uma enciclipédia matemática de referência, financiada por Wolfram Research Inc., os criadores do software de álgebra computacional Mathematica. Também é parcialmente financiado pela National Science Foundation dos Estados Unidos, concessão da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

História[editar | editar código-fonte]

Eric W. Weisstein, o criador da página, era um estudante de Física e Astronomia que se acostumou a tomar notas sobre as suas disciplinas de Matemática. Em 1995 publicou essas notas em um website sob o título "Eric's Treasure Trove of Mathematics", abrangendo uma centena de páginas e artigos sobre um ampla gama de tópicos. A página popularizou-se por proporcionar ao público, gratuitamente, uma referência abrangente sobre temas relevantes, tendo o autor continuado a melhorar essas notas e a aceitar correções e comentários de seus leitores.

Em 1998, Weisstein assinou um contrato com CRC Press, vindo o conteúdo do website a ser publicado em papel e em CD-ROM, com o título "CRC Concise Encyclopedia of Mathematics". Na mesma época, os conteúdos no website, até então gratuitos, passaram a ser apenas parcialmente acessível ao público.

Em 1999 o autor foi contratado pela Wolfram Research, que renomeou o "Math Treasure Trove" como "MathWorld", acesível em mathworld.wolfram.com, e mantido no website da companhia.

Críticas[editar | editar código-fonte]

Circularam comentários no grupo Usenet sci.math, acerca da qualidade dos artigos do "MathWorld". Embora a informação no "MathWorld" seja considerada correta em geral, foram encontradas algumas sentenças com incorreções ou com problemas de sintaxe.[1] [2]

O "MathWorld" tem uma funcionalidade que permite que os leitores publiquem comentários a artigos individualmente. Não se conhecem estudos sistemáticos acerca da consistência do "MathWorld", assim como tampouco de outras fontes de recursos matemáticos on-line, inclusive mesmo na Wikipedia, razão pela qual a qualidade é um tema que permanece em debate e discussão.

Referências

  1. Entrada na sci.math confusão no "MathWorld" sobre um termo
  2. Entrada na sci.math erros de tipografia e ortografia no MathWorld

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]