Merovingian (Matrix)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merovingian
Personagem de Matrix
Outro(s) nome(s) the Frenchman
Sexo Masculino
Espécie Programa de Computador
Criado por Andy e Larry Wachowski
Primeira aparição The Matrix
Última aparição The Matrix Revolutions
Interpretado por Lambert Wilson (The Matrix Reloaded/The Matrix Revolutions)
Maurice LaMarche (The Matrix: Path of Neo)
Projecto Cinema  · Portal Cinema

O Merovingian é um personagem ficcional de The Matrix Reloaded e The Matrix Revolutions , interpretado por Lambert Wilson, em ambos os filmes. O personagem foi apresentado como Merovíngio, um descendente da dinastia de reis franceses. Ele também desempenha um papel proeminente na MMORPG The Matrix Online, muitas vezes em conflito com o Zion, as Maquinas, e ocasionalmente com outros grupos de exilados também.

O Merovingian é um programa de computador criminoso criado pela Matrix. Como uma das poucas entidades capazes de manipular diretamente o código que criou a Matrix, ele é que o programa com poder corretor não oficial. Embora tecnicamente seja um programa sofisticado, a sua pessoa tem um maneirismo de um "bon-vivant" francês , porém com uma nítida tendência para o vulgar, que ele demonstra com grosserias em francês. Ele gosta de trajes primorosos, provocações geniais, prazeres carnais, e bolo digitais que causam o orgasmo. Ele é casado com Persephone, que se ressente com seus fletes. O Merovingian é o líder de um grupo de exilados, emprega os gêmeos e outros como seus acólitos, criou o recluso chaveiro, e controla o Trainman.

Conforme revelou, em The Matrix Revolutions, a finalidade do Merovingian é controlar os exilados dos mundos das máquinas, misteriosamente refletindo o formato que a cidade de Zion é usada para unir os seres humanos exilados da Matrix. Sua esposa Persephone menciona que seus acólitos são provenientes de uma versão "mais velha" da Matrix, como o o Arquiteto após a reunião com Neo no segundo filme, o projeto para a segunda Matriz foi construído de forma a Refletir a "variantes grotescas" da natureza humana. Este poderia muito bem ter dado origem a criaturas como vampiros, lobisomens, fantasmas e demônios, as mesmas criaturas que Oráculo menciona como sendo anomalias dentro do sistema. Devido ao seu papel como detentor de tais programas insatisfeitos, o Merovingian tem muitas dessas criaturas ao seu dispor.

Embora ele possa ter suas próprias instituições e empresas, nos filmes, ele só é retratado em dois deles, a primeira sendo um restaurante de classe em um andar superior de um edifício chamado Le Vrai(significa A verdade em francês), e Segundo sendo um clube rave chamado "Clube do inferno". Sua casa também é apresentada como um elaborado château francês, que está decorado com os bustos de si mesmo sob a forma de antigos guerreiros, e numerosas armas medievais de todo o mundo.

Enquanto a Oráculo (como seu nome sugere) é dotado de clarividência, o Merovingian é dotado de retrospectiva. Ou o que expressa, a Oráculo é o dom de raciocínio indutivo, e o Merovingian é a força do raciocínio dedutivo. Isso explica por que a visão do mundo de Merovingian é baseado na causalidade e na razão em The Matrix Reloaded e The Matrix Revolutions ele está interessado no por que ou como os eventos se desdobram. Como todos os programas sencientes dentro da Matrix (e as máquinas no mundo real), o Merovingian é um determinista, que é a base para a sua dissertação sobre causalidade ser a natureza do universo. Devido à natureza conflitante entre ele e à Oráculo, o Merovingian a decresce como uma "cartomante", revela ainda no terceiro filme que ele secretamente deseja "os olhos da Oráculo", o que permitiriam que ele tivesse o fantástico poder de Precognição.

O Merovingian acredita que a pessoa que detém o maior poder é a pessoa que entende o estado atual é o que ele é (ou como os eventos se desenrolam ao estado atual). Sua capacidade dedutiva ou a sua propensão para a retrospectiva também o afligem e por isso sua personalidade é arrogante e com pretensões à onisciência.

Online[editar | editar código-fonte]

No jogo MMORPG a Matrix Online que foi revelado por uma personagem exilado chamado "o General" (nem todos os programas são Exilados dependente ao Merovingian), que o Merovingian foi originalmente um Sistema Operacional no fim. Em pelo menos um evento Livre, o Merovingian confirmou a afirmação do General.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]