Milionários (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Milionários (Belo Horizonte)
—  Bairro do Brasil  —
Fonte: Não disponível

Milionários é um bairro da região administrativa do Barreiro, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. É onde está situado o Cristo redentor.

Situado no Barreiro de cima, seus bairros vizinhos são: Flávio Marques Lisboa, Araguaia, Vila Cemig, Alta Tensão I e II (parte), Conjunto Habitacional Bom Sucesso, Vila Nova dos Milionários, Copasa e Cemig (onde resulta em 55.132 habitantes. Uma diferença de 14.184 moradores a mais que o Barreiro de Baixo).

Linhas de Ônibus que atendem o BAIRRO MILIONÁRIOS:

  • 318 - Estação Barreiro / Jardim Liberdade Via Milionários
  • 332 - Estação Barreiro / Bonsucesso
  • 3054 - Milionários / Centro
  • S33 Lindeia / Milionários Via Barreiro de Baixo
  • 1760 - Milionários / MAKRO

No bairro também tem 2 (duas) escolas públicas: Escola Estadual Celso Machado e Escola Estadual Doutor José do Patrocínio da Silva Pontes, e ainda com parte do Hospital Júlia Kubsticheck (sua extensão é por três bairros: Flávio Marques Lisboa, Milionários e Bonsucesso)

Estátua do Cristo Redentor[editar | editar código-fonte]

No bairro situa-se a "Praça do Cristo Redentor", onde existe uma estátua de Jesus Cristo.

Estátua do Cristo é um marco histórico no Barreiro. Construído em 1956, no alto do bairro Milionários no Barreiro de Cima, a estátua do Cristo Redentor idealizada pelo imigrante italiano Caetano Pirri é um marco na história do Barreiro. Com sua exuberante beleza o Cristo foi tombado como patrimônio histórico.

A estátua tem altura de 11,80 metros, excluindo a base que ocupa uma área de 4m2 acima do alicerce de sustentação de 2,0 m. O comprimento total dos braços é de 13,50 m de uma a outra extremidade, com 1,3 m para cada mão.

A cabeça mede 1,80m. Em sua estrutura o monumento é sustentado por quatro colunas, e os braços por vigas apoiadas em duas cessas colunas. O Cristo foi posicionado no eixo de uma praça de 7.056 m2, ou seja, com 84m em cada lado.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.