Mini CD

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mini CD
Comparação entre um Mini CD e um CD comum.

Mini CD são CDs com tamanho e capacidade reduzidos; enquanto os CDs possuem geralmente 12 cm de diâmetro e 700 MB de capacidade armazenamento (80min.), os mini CDs possuem 8 cm de diâmetro e 180 MB de capacidade de armazenamento (23:30min.). É utilizado comercialmente para a distribuição gratuita de informação ou divulgação (seu custo é menor que o de CDs) e é padrão exclusivo em alguns dispositivos eletrônicos.

A maioria dos dispositivos de leitura de CD do tipo gaveta possuem dois níveis: o maior dedicado para CDs e o menor dedicado para mini CDs. Dispositivos de leitura sem gaveta geralmente são incompatíveis (exceto pelo iMac de 1999 por exemplo), ainda que existam adaptadores para estender a largura dos mini CDs para os 12 cm do CD.

Compatibilidade

Dispositivos com eixo não encontram o menor problema ao utilizar Mini CDs, pois para que este funcione, basta pô-lo em cima do eixo normalmente, como se fosse um CD. Porém, alguns dispositivos de bandeja verticais (como o playstation 2 slim), precisam de adaptadores para usá-los.

Dispositivos de leitura sem gaveta (slot-loading) geralmente são incompatíveis, ainda que existam adaptadores para estender a largura dos mini CDs para os 12 cm do CD.

Nintendo Wii, console sem bandeja vertical que é compatível com o MiniDVD.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.