Modo promíscuo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Modo promíscuo (ou ainda comunicação promíscua) em relação à Ethernet, é um tipo de configuração de recepção na qual todos os pacotes que trafegam pelo segmento de rede ao qual o receptor está conectado são recebidos pelo mesmo, não recebendo apenas os pacotes endereçados ao próprio. Uma importante aplicação para esta configuração são os sniffers. Vários sistemas operacionais exigem privilégios administrativos para ativar o modo promíscuo da rede. Um nó que não faz roteamento de pacotes em modo promíscuo pode somente monitorar o tráfego de rede dos nós no mesmo domínio de colisão. Computadores conectados por um HUB atendem tal requisito.

Existem programas que utilizam essa técnica para mostrar os dados sendo trafegados pela rede. Alguns protocolos como FTP e Telnet transferem conteúdo e senhas em modo texto, sem criptografia, sendo possível assim capturar tais dados em modo promíscuo a partir de outros computadores. Por isso é encorajado utilizar protocolos mais seguros de comunicação, como o SSH - Secure Shell

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.