Monte Mitchell (Carolina do Norte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monte Mitchell
Monte Mitchell (Carolina do Norte)
Monte Mitchell
Monte Mitchell está localizado em: Carolina do Norte
Monte Mitchell
Localização do Monte Mitchell na Carolina do Norte
Coordenadas 35° 45' 53" N 82° 15' 54" O
Altitude 2038 m (6684 pés)
Proeminência 1856 m
Isolamento 1 913 km
Listas Ponto mais alto de um estado dos EUA
Ultra
Localização Carolina do Norte,  Estados Unidos
Cordilheira Montanhas Blue Ridge (Apalaches)
Rota mais fácil Estrada pavimentada + trilha

O Monte Mitchell é o mais alto pico da cordilheira dos Apalaches e o mais alto na parte oriental da América do Norte continental (há montanhas mais altas nas ilhas do Caribe). Localiza-se perto de Burnsville no Condado de Yancey, e é parte das Montanhas Blue Ridge, ou Cordilheira Azul, por sua vez constituinte dos Apalaches. É tombado dentro do Parque Estadual do Monte Mitchell. O nome é uma homenagem a um geólogo que morreu durante uma expedição à montanha.

Hoje em dia é bastante fácil chegar ao cume, pois há uma estrada pavimentada que chega a 300 metros do topo e uma trilha que completa o percurso.

O clima no Monte Mitchell é ameno no verão e frígido no inverno, quando a temperatura já atingiu -37°C. Acumulações pesadas de neve ocorrem, tendo chegado a 1,5 m numa ocasião em 1993.

Os picos mais altos que o Monte Mitchell e que ficam mais próximos são os Black Hills no Dakota do Sul e as montanhas do Colorado. É um dos dois únicos picos ultraproeminentes das montanhas Apalaches, sendo o outro o Monte Washington em Nova Hampshire.

As rochas do Monte Mitchell foram formadas durante o Pré-Câmbrico, quando depósitos marinhos se transformaram em gnaisse e xisto. Estas rochas metasedimentares foram depois erguidas durante a orogenia Apalache.[1]

A região tem sido vítima de chuva ácidas e de uma espécie de afídeo invasor que danificam a flora local, mas as belas paisagens continuam atraindo um grande número de turistas.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]