Monumento 1 de Las Limas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monumento 1 de Las Limas. Na mais alta resolução, as incisões superficiais nos ombros, pernas e face são claramente visíveis nesta imagem.

O monumento 1 de Las Limas é uma figura esculpida em pedra verde representando um jovem que segura um jaguar-homem bebé de aspecto flácido. A estátua tem 55 cm de altura, 42 cm de largura e pesa uns estimados 60 kg. Foi esculpida provavelmente durante o período formativo médio, entre 1000 e 600 a.C.[1] Encontrada no estado mexicano de Veracruz, na área nuclear olmeca, esta estátua é famosa pelas suas representações gravadas de seres sobrenaturais olmecas e é considerada por alguns a pedra de Roseta da religião olmeca.[2] É também conhecida pelas designações "figura de Las Limas" e "Señor de Las Limas".

Interpretação[editar | editar código-fonte]

As esculturas de figuras com as cabeças ornadas e segurando nos braços jaguares-homens bebés aparecem frequentemente no registo arqueológico olmeca, em especial nos tronos de tampo de mesa incluindo o monumento 20 de San Lorenzo, o altar 2 de La Venta e, o mais famoso, altar 5 de La Venta.

O que estas esculturas simbolizavam para os olmecas é ainda pouco claro. Alguns investigadores, ao verem a gruta que rodeia a figura do altar 5 e outras representações de cavernas, crêem que estas esculturas estão relacionadas com mitos de viagens espirituais ou das origens do Homem. Dada a representação flácida do jaguar-homem bebé, outros investigadores viram aqui uma indicação de sacrifícios de crianças.[1]

Incisões[editar | editar código-fonte]

As caras de quatro seres sobrenaturais encontram-se gravadas nos ombros e tíbias do monumento 1. Outras incisões semelhantes a tatuagens, mas mais abstractas, cobrem a cara do jovem em redor da boca e em faixas ao longo da cara.

Os quatro seres sobrenaturais mostram vários motivos olmecas comuns, em particular a incisão na cabeça.

A hipótese de Las Limas[editar | editar código-fonte]

A iconografia do monumento 1 levou o reconhecido estudioso olmeca Michael D. Coe a desenvolver a "hipótese de Las Limas". Coe crê que os quatro sobrenaturais, juntamente com o jaguar-homem bebé, são representativos do panteão olmeca.[3] Um estudante de Coe, Peter Joralemon, adicionou outras três deidades às cinco na sua largamente citada publicação de 1971 sobre a iconografia olmeca.[4]

Figura do ombro direito. A faixa estreita que atravessa o nariz e desce pela cara deste ser sobrenatural é quase idêntica às faixas incisas ao longo da cara do jovem.
Figura da perna direita. O símbolo em forma de X que aqui cobre o olho é também visível no peito do jaguar-homem bebé. Trata-se de um motivo olmeca comum.
Figura do ombro esquerdo. As "sobrancelhas em chamas" nesta imagem são um motivo olmeca comum.
Figura da perna direita.


História[editar | editar código-fonte]

Las Limas relativamente a outros sítios da área nuclear olmeca. Os pontos amarelos representam antigos sítios habitados, enquanto que os vermelhos representam descobertas de artefactos.

A estátua foi descoberta em 1965 próximo de Jesús Carranza, Veracruz, por duas crianças locais, Rosa e Severiano Paschal Manuel. Escavada e levada para sua casa, foi declarada "La Virgen de Las Limas" e colocada no seu próprio altar. Rumores sobre a descoberta chegaram aos ouvidos dos arqueólogos em Xalapa. Após a promessa de manterem a estátua em exposição - bem como a de construírem uma escola local - os arqueólogos transferiram a escultura para o Museu de Antropologia de Xalapa.[5]

Cinco anos mais tarde, em Outubro de 1970, a estátua foi roubada do museu, para ser mais tarde encontrada num quarto de motel em San Antonio, Texas, aparentemente demasiado famosa para ser vendida no mercado negro.[6]

Encontra-se actualmente em exposição no Museu de Antropologia de Xalapa.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. a b Pool, p. 116.
  2. Diehl, p. 101.
  3. Coe (1968).
  4. Joralemon (1971).
  5. Diehl, p. 58.
  6. Navarro. Ver também Journal of Field Archaeology, p. 217.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Coe, Michael D. (1968) Discovering the Olmec, American Heritage.
  • "The Antiquities Market", in Journal of Field Archaeology, Vol. 1, No. 1/2 (1974), pp. 215-224.
  • (em castelhano) López Navarro, Raúl, "El Señor de las Limas", Actualidades Arqueológicas, Número 10 Enero-Febrero 1997.
  • Joralemon, Peter David (1971) "A Study in Olmec Iconography", in Studies in Pre-Columbian Art and Archaeology No. 7, Dumbarton Oaks, Washington, D.C.
  • Pool, Christopher (2007) Olmec Archaeology and Early Mesoamerica, Cambridge University Press, UK.
  • Reilly, F. Kent (1995) "Olmec-style Iconography", Foundation for the Advancement of Mesoamerican Studies, Inc., accessed March 2007.