Tíbia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista superior da tíbia direita

A tíbia, mais conhecido como osso da canela, na anatomia humana, são ossos longos localizados entre os pés e os joelhos. Sua cabeça articula com o fêmur através de ligamentos em menisco, lateralmente com a fíbula e na extremidade inferior com os tarsos (ossos do pé).[1]

Nos vertebrados tetrápodes, é considerada "perna" apenas a parte das extremidades inferiores que fica abaixo do joelho. A tíbia está localizada na parte anterior da perna, formando o que é chamado popularmente de "canela".

No homem adulto, com uma média de 43cm, é o segundo maior osso do esqueleto, sendo o maior o fêmur com uma média de 50cm.[2] A extremidade superior articula-se com a patela e o fêmur, formando o joelho; lateralmente, nas duas extremidades, articula-se com a fíbula e inferiormente com o tálus. Sua forma é prismóide, com um prolongamento em cima, onde entra no conjunto do joelho, no terço inferior. Nos homens, sua direção é vertical e paralela com o osso do lado oposto; já nas mulheres ele tem uma direção ligeiramente oblíqua para baixo e para o lado, para compensar a maior obliquidade do fêmur.

Nas aves, a tíbia e a fíbula encontram-se parcialmente fundidos.

A tíbia tem um corpo e duas extremidades.

Notas e referências

  1. JARMEY, Chris. Corpo em movimento: uma abordagem concisa. Barueri: Manole, 2008
  2. http://www.infoplease.com/toptens/humanbones.html
Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.