Osso capitato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde novembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Capitato
OSSOS DA MÃO
Proximal: A=Escafoide, B=Semilunar, C=Piramidal, D=Pisiforme
Distal: E=Trapézio, F=Trapezóide, G=Capitato, H=Hamato
Gray227.png

Osso capitato esquerdo.
Latim os capitatum; os magnum
Articulações Sua cabeça articula-se com o esfenóide e o semilunar; também articula-se com o trapezóide, com o hamato, e com o II, III e IV ossos metacarpais.
Recursos externos
Gray's subject #54 226
MeSH A02.835.232.087.319.150.150
Dorlands/Elsevier o_07/12598140

O capitato (ou grande osso) é um osso da mão humana. O capitato é o maior osso do carpo, e ocupa o centro do pulso. Ele apresenta, superiormente, uma porção aredondada, chamada de cabeça, que fica na região côncava do osso escafoide e semilunar; uma parte com um estrangulamento chamada de colo; e abaixo disso, o corpo.

Sua etmologia deriva do Latim capitātus, que significa "ter uma cabeça", já que capit-, significa "cabeça".

Faces[editar | editar código-fonte]

A face superior é arredondada, lisa, e articula com o semilunar.

A face inferior é dividida em três facetas, para articular com o segundo, terceiro e quato metacarpos, sendo que o terceiro é o maior.

A face dorsal é ampla e mais rugosa.

A face palmar é estreita, aredondada e rugosa, para ligar-se com os ligamentos e parte do músculo abdutor curto do polegar.

A face lateral articula-se com o pequeno multiangular por uma pequena faceta e seu ângulo inferior, atrás da qual existe uma depressão rugosa para a ligação de um ligamento interósseo. Acima disso há um profundo estrangulamento, que forma parte do pescoço, e serve para a ligação dos ligamentos.

A face medial articula-se com o hamato por uma faceta lisa e côncava, que ocupa sua parte superior e posterior; ela é rugosa na frente, para a ligação de um ligamento interósseo.

Articulações[editar | editar código-fonte]

O capitato articula-se com sete ossos: com o escafoide e semilunar proximalmente, com o segundo, terceiro, quarto metacarpos distalmente, com o pequeno multiangular no lado radial, e com o hamato no lado ulnar.

Imagens Adicionais[editar | editar código-fonte]