Moretto da Brescia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Moretto da Brescia
Moretto da Brescia
Nascimento 1498
Bréscia
Morte dezembro de 1554 (55–56 anos)
Rovato
Cidadania República de Veneza
Ocupação pintor
Obras destacadas Adoration of the Shepherds with the Saints Nazario and Celso, Retábulo da Assunção, Portrait of an Ecclesiastic
Movimento estético Alta Renascença
Santa Justina adorada pelo doador

Alessandro Bonvicino (também Buonvicino; meados de 1498 - por volta do dia 22 de dezembro de 1554), mais conhecido como Il Moretto da Brescia, foi um pintor italiano do Renascimento, ativo na Bréscia e em Veneza.

Nasceu em Rovato, na Bréscia, e estudou com Fioravante Ferramola. Outras fontes citam seu treinamento com Vincenzo Foppa. Seus irmãos, Pietro e Jacopo, também eram pintores. A Enciclopédia Britânica afirma que estudou também com Ticiano, em Veneza. Seu estilo também lembra artistas como Giorgione, Bramantino e Bellini. Também trabalhou com Girolamo Savoldo. Em 1521, trabalhou com Girolamo Romanino, na Cappella del Sacramento, na antiga catedral da Bréscia, onde Moretto finalizou uma Última Ceia. Trabalhou de 1522 a 1524, em Pádua.

Pintou com Lorenzo Lotto na Santa Maria Maggiore, na Bréscia. Também colaborou com Floriano Ferramola na decoração da cúpula da catedral da Bréscia.

Foi professor do retratista Giambattista Moroni e influenciou a obra de Callisto Piazza.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.