Morro do Engenho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Morro do Engenho, também conhecido como Morro do Engenho da Rainha, é uma favela[1] localizada entre os bairros de Inhaúma e Engenho da Rainha, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

Com pouco menos de cinco mil moradores, o local é marcado pela pobreza e violência. Devido à proximidade com o Morro do Urubu, localizada entre os bairros de Pilares, Tomás Coelho, Piedade e Abolição, que é praticamente separada desta apenas pela linha de trem, confrontos entre as duas favelas são comuns, já que esta é dominada pela facção criminosa do Comando Vermelho, rival da facção criminosa que domina o Morro do Urubu, a Amigos dos Amigos (A.D.A).

A carência de investimentos no morro se dá em razão da maioria das casa serem registradas e, por esse motivo, o poder público deixa de aplicar seus recursos quando destinados às favelas, por considerar o local um bairro como os demais.

Referências

  1. Bastos, Marcelo (23 de junho de 2011). «Operação do Bope no morro do Engenho termina com oito mortos». R7.com. Consultado em 11 de abril de 2022. Arquivado do original em 26 de junho de 2011