Museu Marmottan Monet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Musée Marmottan Monet)
Museu Marmottan Monet
Musée Marmottan Monet
Museu Marmottan Monet
Museu Marmottan Monet
Tipo museu de arte
Inauguração 1934 (90 anos)
Operador(a) Academia de Belas-Artes de Paris
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 48° 51' 33.407" N 2° 16' 2.58" E
Mapa
Localização 16.º arrondissement de Paris - França
Homenageado Paul Marmottan, Claude Monet
Monet: As casas do Parlamento

O Museu Marmottan Monet é um museu de Paris, com um acervo centrado na arte do Primeiro Império francês e do impressionismo, mas também com obras góticas, renascentistas e pós-impressionistas.

O Museu Marmottan Monet está instalado em um palacete, que originalmente era um pavilhão de caça de Christophe Edmond Kellermann, Duque de Valmy. O edifício foi adquirido em 1882 por Jules Marmottan, colecionador de pintura antiga e tapeçarias, que reuniu peças da renascença italiana, flamenga, alemã e francesa, com itens de Dirk Bouts, Hans Muelich e outros das escolas de Lucas Cranach e de Ferrara.

Seu filho, Paul, herdou o pavilhão e as obras colecionadas por seu pai, e instalou ali sua residência, passando a adquirir uma série de outras peças de arte e arte decorativa francesas datando de entre 1780 e fins do século XIX, com importante mobiliário, pinturas, gravuras, desenhos e bronzes. Com a sua morte, o acervo foi doado à Academia de Belas Artes, e a coleção foi museografada dois anos após, sendo aberta ao público.

A coleção foi ampliada em 1957 com as doações de Victorine Donop de Monchy, cujo pai era médico de Manet, Monet, Pissarro, Sisley e Renoir, e um dos primeiros entusiastas do impressionismo. Em 1966 recebeu novos acréscimos com a doação de obras de Monet por seu segundo filho Michel, constituindo a maior reunião de obras deste artista no mundo, incluindo pinturas, desenhos e fotografias. Para expor esta grande coleção Jacques Carlu construiu um novo espaço no subsolo. Outro lote importante de pinturas veio com a doação de Nelly Duhem, com obras pós-impressionistas.

Em 1996 foi criada no museu a Fundação Denis e Annie Rouart, com um acervo de obras de Berthe Morisot, Manet, Degas, Renoir e Henri Rouart. A coleção foi recentemente enriquecida com uma série de 313 iluminuras dos séculos XIII a XVI, doadas por Daniel Wildenstein.

A coleção está distribuída nos seguintes espaços:

  • Térreo, dedicado à arte do Império, com mobiliário, objetos de decoração e a coleção de iluminuras.
  • Primeiro pavimento, ocupado pela Fundação Denis e Annie Rouart e seu acervo.
  • Subsolo, um espaço moderno reservado para exposição da coleção Monet e de outros impressionistas.

Outras obras[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Museu Marmottan Monet

Sítio oficial