Museu Ariana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Museu Ariana - Genebra
Museu Ariana, Genebra
Tipo Museu de arte - Cerâmica - Vidro
Inauguração 1884 (130 anos)
Website Musée Ariana (Fr)
Geografia
Localidade Genebra, Suíça

O Museu Ariana, situado no parque do mesmo nome em Genebra, é o museu Suíço da cerâmica e do vidro.

O museu[editar | editar código-fonte]

Gustave Revilliod de la Rive coleccionador e mecenas e último descendente da família "'de la Rive'", fez construído entre 1877 et 1884 um museu privado, em memória de sua mãe, destinado a receber as suas colecções de cerâmica, pintura, escultura, moeda, etc. De estilo renascença a sua arquitectura faustosa, a sua cúpula estrelada e as colunas do átrio da entrada, constituem uma particularidade entre os outros museus da cidade.

O museu, que é um dos mais antigos da cidade, torna-se por testamento depois da sua morte em 1890, propriedade cidade. Hoje incluí também o Academia Internacional da Cerâmica (AIC) - uma associação fundada em 1952 - assim como o Museu Suíço da cerâmica e do Vidreo [1] .

O museu é um dos mais importantes da Europa consagrado exclusivamente á cerâmica e ao vidro com um conjinto de mais de 20 000 objectos.

O parque[editar | editar código-fonte]

O domínio chamado Parque Ariana ocupava uma superfície de 45 hectares e encontra-se na margem direita do Lago Lemano em Genebra. No testamento estava expressamente dito que "o seu pavão possa deambular livremente no parque", e que "o Senhor de La Rive aí seja enterrado e o parque seja aberto ao público" [2]

Foi no parque que se construíu o Palácio das Nações, sede da ONU em Genebra, organização que recebeu o prestigioso prémio de "Certificat de réserve naturelle" atribuído pela "Fondation Nature et Économie" pela maneira como cuida da biodiversidade do parque Ariana [3] . Na ponte que liga a antiga ala do Palácio com o nove edifício, encontra-se o sarcófago do Gustave Revilliod de la Rive, tal como os desejos testamentais o exigiam [2] .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]