NK Međimurje

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nogometni Klub Međimurje Čakovec
Nome NK Međimurje
Alcunhas Crveno-Crni (Rubro-negros)
Torcedor(a)/Adepto(a) Os Anjos
Fundação 8 de março de 2003 (21 anos)
Estádio Stadion SRC Mladost, Čakovec
Capacidade 8000
Presidente Marijan Uršanić
Treinador(a) Matija Kristić
Competição 2. NL
Website http://www.nk-bsk.com
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O NK Međimurje é um clube de futebol croata baseado em Čakovec. O clube tem o nome de Međimurje por esta ser a região no norte da Croácia onde Čakovec está localizada. Disputa atualmente o Campeonato Croata de Futebol da Segunda Divisão.

Manda seus jogos em casa no Stadion SRC Mladost, em Čakovec, que tem uma capacidade total de aproximadamente 8.000. O grupo de torcedores do clube é chamado de Anjos.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em junho de 2003 e começou a competir na 2. HNL, onde substituiu o NK Omladinac, um clube sediado num subúrbio de Čakovec chamado Novo Selo Rok. O clube terminou no topo do campeonato ao final da temporada 2003-04, conquistando a promoção para a primeira divisão.

A equipe iniciou sua primeira temporada na primeira divisão com três derrotas nos três primeiros jogos, antes de derrotar o NK Zagreb por 1–0 fora de casa na 4ª rodada e conquistar sua primeira vitória no campeonato. Porém, a equipe continuou tendo muito pouco sucesso depois disso, conquistando apenas mais duas vitórias nos 18 jogos seguintes e ficando na parte de baixo da tabela, pois a liga se dividiu em dois grupos em março de 2005. Seu desempenho melhorou no grupo dos 6 que disputavam a Liga de Despromoção, onde tiveram uma série de sete jogos invictos e terminaram em 5º, ultrapassando o NK Zadar na última rodada.

Na segunda temporada de primeira divisão em 2005-06, eles novamente se encontravam no fundo da tabela em março, embora com 5 vitórias e apenas um ponto a menos que Inter Zaprešić e Slaven Belupo. Depois de três derrotas nos três primeiros jogos na Liga de Despromoção, conseguiu uma série de sete jogos invictos e ultrapassou o Inter Zaprešić, depois de derrotá-los no penúltimo jogo da temporada.

Em 2006-07, eles tiveram sorte deveras mista nos sete primeiros jogos, mas depois conseguiram quatro vitórias consecutivas e chegaram ao 4º lugar após a 11ª rodada. Acabaram a temporada no 9º lugar, seu melhor resultado na primeira divisão, com 11 vitórias em 33 partidas. A temporada de 2007-08, no entanto, trouxe muito pouco sucesso e eles se encontraram no final da tabela na maior parte da temporada. A equipe terminou no fundo do poço, com apenas 15 pontos e meras três vitórias em 33 partidas, 18 pontos atrás do Inter Zaprešić, 11º colocado e efetivamente rebaixado para a Segunda Divisão.

Em 2008-09, a equipe acsbou em quinto lugar na segunda divsão. Apesar disso, o time foi promovido diretamente de volta à Primeira Divisão para a temporada 2009-10. Neste ano a liga foi expandida para 16 equipes e o Slavonac CO, que terminou acima deles, viu-se forçado a se retirar da disputa após não garantir um estádio adequado para atuar como mandante.[1]

Na primeira metade da temporada 2009-10, eles tiveram um bom desempenho em casa, registrando 5 vitórias e 2 empates em 9 partidas, mas o fraco desempenho fora (perderam todas as 8 partidas como visitantes) os viu começar a segunda metade da temporada em 13º lugar, logo acima da zona de rebaixamento. Apesar de vencer duas partidas fora na segunda metade da temporada, uma série de empates e derrotas (incluindo uma derrota esmagadora por 1–5 em casa para o Rijeka) os viu entrar na zona de rebaixamento com 6 partidas para o final do certame. Uma derrota por 4–1 frente o Hajduk Split na penúltima rodada confirmou o 15º lugar e o rebaixamento de volta à segunda divisão. A derrota por 4-1 foi investigada posteriormente sob alegações de manipulação de resultados.[2]

Clássicos[editar | editar código-fonte]

Nos últimos anos, o Međimurje vem criando o dérbi do norte com o Varaždin.[3]

Honrarias[editar | editar código-fonte]

  • Druga HNL
    • Campeão (1): 2003–04
  • Treća HNL Norte
    • Campeão (1): 2013–14
    • Vice-campeão (2): 2012–13
  • Treća HNL Leste
    • Campeão (2): 2015–16, 2016-17
    • Terceiro colocado (3): 2014–15, 2017–18

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências