Fifty Dead Men Walking

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Na Senda dos Condenados)
Fifty Dead Men Walking
Na Senda dos Condenados (PRT)
O Espião (BRA)
 Reino Unido Canadá
2008 •  117 min 
Direção Kari Skogland
Elenco Jim Sturgess
Rose McGowan
Ben Kingsley
Kris Edlund
Nathalie Press
Idioma inglês
Orçamento £6,000,000

Fifty Dead Men Walking (Brasil: O Espião / Portugal: Na Senda dos Condenados) é um filme britânico-canadense de 2008, dirigido por Kari Skogland. É baseado na vida de Martin McGartland.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Baseado na chocante vida real de Martin McGartland, um jovem irlandês, no final dos anos 80. O filme narra a trajetória de Martin (Jim Sturgess), desde que foi recrutado pela polícia britânica para espionar o IRA. Ao se infiltrar, ele passa a conviver com o mais alto escalão da organização, correndo enormes riscos. O espião envia informações aos britânicos e salva milhares de vidas. Isso, até o dia em que é desmascarado, capturado e torturado. Mas, em uma fuga mirabolante, Martin escapa por pouco da morte e até hoje não se sabe o seu paradeiro.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Fifty Dead Men Walking tem recepção favorável por parte da crítica especializada. Com o tomatometer de 88% em base de 48 críticas, o Rotten Tomatoes chegou ao consenso: "Embora um pouco irregular em alguns lugares, Fifty Dead Men Walking é um retrato emocionante da história violenta da Irlanda, levado pelos fortes performances de seus atores principais". Por parte da audiência do site tem 68% de aprovação.[1] Por comparação no Metacritic tem 57% de Metascore e uma nota de 7.6 dada pelos usuários do site.[2]

Referências

  1. «Fifty Dead Men Walking» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 16 de fevereiro de 2014 
  2. «Fifty Dead Men Walking» (em inglês). Metacritic. Consultado em 16 de fevereiro de 2014