Nasmyth, Gaskell and Company

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Nasmyth, Gaskell and Company. Ajude e colabore com a tradução.

Nasmyth, Gaskell and Company, originalmente denominada Fundição Bridgewater Foundry (em inglês: The Bridgewater Foundry), especializada na fabricação de máquinas ferramenta e locomotivas.

Localizada no distrito de Patricroft, em Salford, Inglaterra, próximo à ferrovia Liverpool - Manchester, o canal Bridgewater e o canal Manchester Ship. A companhia foi fundada em 1836 e dissolvida em 1940.

Nasmyth[editar | editar código-fonte]

A ferrovia e o canal Bridgewater rentes à Fundição Bridgewater, em gravura de 1839
Um martelo de uma Nasmyth a vapor, no local da antiga fundição

A companhia foi fundada em 1836 por James Nasmyth e Holbrook Gaskell.[1] Nasmyth tinha sido empregado na oficina de Henry Maudslay em Lambeth, um distrito de Londres, e seu interesse era principalmente, mas não somente, máquinas ferramenta especializadas.


Expansão[editar | editar código-fonte]

Em 1850 o nome da empresa foi mudado para James Nasmyth and Company, então em 1857 para Patricroft Ironworks. Em 1867 Robert Wilson e Henry Garnett tornaram-se os principais sócios e o nome da empresa mudou novamente para Nasmyth, Wilson and Company.

A partir de aproximadamente 1873 a demanda por locomotivas do exterior ultramarino aumentou. Até 1938 mais de 1 650 locomotivas foram construídas, sendo mais de mil destas destinadas à exportação.[2]


Referências

  1. Cantrell (2005): Pp 7 - 8
  2. Cantrell, (2005): Appendix: Locomotives produced at the Bridgewater Foundry 1838–1938