Henry Maudslay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Se procura o psiquiatra inglês veja: Henry Maudsley.
Henry Maudslay
Henry Maudslay
Nascimento 22 de agosto de 1771
Morte 14 de fevereiro de 1831 (59 anos)
Nacionalidade Reino Unido Britânico

Henry Maudslay (22 de agosto de 177114 de fevereiro de 1831) foi um engenheiro e inventor inglês.

Dentre outros desenvolvimentos tecnológicos aperfeiçoou o torno mecânico, utilizado na Europa desde o século XVI, criando um mecanismo que mantém a ferramenta firme durante o trabalho, aumentando em muito a sua precisão. É considerado um pioneiro do desenvolvimento das máquinas ferramenta.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aprendeu sua profissão com Joseph Bramah, criou seu próprio negócio em 1797 e inventou vários tipos de máquinas. Inventou uma régua de calcular e um método de dessalinização da água do mar usada para barcos a vapor. De 1757 a 1863, junto com Joshua Field começou a produzir motores marinhos e iniciou a empresa de Maudslay, Sons and Field em 1810. As máquinas que desenvolveu tiveram um papel fundamental na Revolução Industrial. Aperfeiçoa o torno mecânico, utilizado na Europa desde o século XVI, pois cria um mecanismo que mantém a ferramenta firme durante o trabalho, aumentando muito a sua precisão. Foi mestre de engenheiros que mais tarde se tornaram famosos, tais como James Nasmyth e Joseph Whitworth, que na oficina de Maudslay também aprenderam sua profissão.

Com a invenção da máquina a vapor por James Watt, os meios de produção como teares e afins foram adaptados a nova realidade. O também inglês, Henry Maudslay adaptou a nova maravilha a um torno criando o primeiro torno a vapor. Essa invenção não só diminuía a necessidade de mão de obra, uma vez que os tornos podiam ser operados por uma pessoa apenas, como também fez com que a mão de obra se tornasse menos especializada.

A medida que a manufatura tornava-se mais mecânica e menos humana as caras habilidades dos artesãos eram substituídas por mão de obra barata. Isso deu condições para que Whitworth em 186 mantivesse uma fábrica com 700 funcionários e 600 máquinas ferramenta. Moudslay e Whitworth ainda foram responsáveis por várias outras mudanças nos tornos da época, como o suporte para ferramenta e o avanço transversal.

  • 1906: O torno já tem incorporada todas as modificações feitas por Maudsley e Whitworth. A correia motriz é movimentada por um conjunto de polias de diferentes diâmetros, o que possibilitava uma variada gama de velocidades de rotação. Sua propulsão era obtida através de um eixo acionado por um motor, o que fixava a máquina a um local específico.
  • 1925 o torno paralelo: O problema de ter de fixar o torno é resolvido pela substituição do mesmo por um motor elétrico nos pés da máquina. A variação de velocidades vinha de uma caixa de engrenagem e desengates foram postos nas sapatas para simplificar alcances de rotação longos e repetitivos. Apesar de apresentar dificuldades para o trabalho em série devido a seu sistema de troca de ferramentas é o mais usado atualmente
  • 1960 o torno automático: Para satisfazer a exigência de grande rigidez criou-se uma estrutura completamente fechada. A máquina é equipada com um engate copiador que transmite o tipo de trabalho do gabarito através de uma agulha.
  • 1978 o torno de CNC: Apesar de não apresentar nenhuma grande mudança na sua mecânica, o torno de CNC como é chamado substituiu os mecanismos usados para mover o cursor por microprocessadores. O uso de um painel permite que vários movimentos sejam programados e armazenados permitindo a rápida troca de programa.
Ícone de esboço Este artigo sobre engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.