Nesso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nesso (mitologia))
 Nota: Se procura pela comuna italiana, veja Nesso (Itália).
Héracles e Nesso por Giambologna, (1599), Florença.

De acordo com a mitologia grega, Nesso foi um centauro, filho de Ixion e Nefele, a Nuvem. Certa vez, Nesso tentou violentar Dejanira, mulher de Héracles, para se vingar do herói por lhe ter ofendido uma vez. Héracles matou o Nesso a flechadas. Antes de morrer, o centauro disse maliciosamente a Dejanira que seu sangue seria capaz de fazer Héracles amá-la para sempre. Quando o interesse de Herácles pela esposa se reduziu, Dejanira, sem saber que o sangue de Nesso era na verdade um poderoso veneno, o aplicou em uma túnica do marido. Quando Héracles vestiu a túnica, sentiu imediatamente o efeito do veneno, queimando sua carne, e acabou por morrer.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

F. Diez de Velasco, "Nessos", Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae, Munich-Zurich, Artemis Verlag, vol. VI,1, 1992, 838-847 & VI,2, 1992, 534-555.

Nesso na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Nesso apareceu no filme Hércules no mundo dos mortos sendo interpretado pelo ator Cliff Curtis. No enredo Nesso era um centauro que trabalhava na forja da fazenda de Hércules e também cuidava de seu cavalo, chegando a ensinar ao semideus a arte de forjar metais, infelizmente tinha inveja de Hércules e cobiçava sua esposa Deianeira, o resto da sua história segue fiel a mitologia, até o eventos de sua morte, seguindo o roteiro do longa Hércules o reencontra no inferno, e o ataca no embate ele teleporta e Hercules colide com a parede machucando ombro, ele pensa que Hércules está morto, mas quando descobre que ele sobreviveu a capa amaldiçoada diz que Deianeira com remorso por ter pensado que o matou suicidou e está no reino dos mortos e para comprovar mostrou isso através de uma projeção onde Deianeira está nos Campos Elísios, ele fecha a projeção e Hércules chora pedindo que ele permita ver sua amada esposa por uma última vez, para torturar Hércules ele mostra projeção mais uma vez, então o semideus aproveita e salta por ela acessando os Campos Elísios .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.